Como transportar animais com segurança no carro

Dicas para dirigir com segurança
Dicas para dirigir com segurança
11 de julho de 2018
Para que serve o óleo do motor do carro?
Para que serve o óleo do motor do carro?
22 de agosto de 2018

Como transportar animais com segurança no carro

Como transportar animais com segurança no carro

Como transportar animais com segurança no carro

Você sabe como transportar animais com segurança no carro?  

Na hora de viajar ou passear, um dos momentos que corta o coração é deixar seu pet para trás. Ele fica lá sentindo sua falta, sozinho e pensando que você nunca mais vai voltar. Por isso, muitos donos optam por transportar seus animais no carro, levando-os junto para todo canto.

Porém, existe uma lei que regulamenta o transporte de animais em carros. É importante respeitar os termos dessa lei não somente para evitar ganhar uma multa de trânsito por causa do seu filhote, mas também pela própria segurança do animal, além de evitar que ele atrapalhe enquanto você dirige.

Hoje, trouxemos um guia para te ensinar a transportar animais com segurança no carro e evitar todos esses problemas, sem deixar de levar o seu melhor amigo para onde você vai. Acompanhe!

É permitido transportar animais no carro? 

O transporte de animais dentro do carro não é proibido por nenhuma lei, desde que siga as orientações. Segundo o CTB (código de trânsito brasileiro), a Lei n° 9.503 de 23 de Setembro de 1997 possui alguns artigos que se aplicam ao transporte de animais. Veja:

Art. 252. Dirigir o veículo:

II – Transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;

Infração – média;

Penalidade – multa.

Isso significa que os animais não podem ser transportados no banco da frente, nem entre as pernas ou entre os braços do motorista ou do passageiro. É muito comum vermos cães com a cabeça para fora do carro e até achamos fofo, mas isso pode gerar uma multa de valor médio e até 4 pontos na carteira de habilitação.

Art. 235. Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para transbordo.

Isso significa que não é permitido levar animais no bagageiro em cima do carro (mesmo dentro de caixas de transporte) nem em nenhuma área externa, como no bagageiro da pick-up ou caminhonete.

A multa é de valor de infração grave, e o motorista leva 5 pontos na carteira, além de ter o carro retido para transbordo. Só será possível seguir viagem se o animal for acondicionado corretamente dentro do veículo.

Então, para evitar esses problemas inesperados no meio do caminho, siga as orientações que vamos passar a seguir sobre como transportar animais com segurança no carro.

Caixinha de transporte 

Uma das formas mais recomendadas para transportar animais com segurança no carro, principalmente para animais de pequeno e médio porte, é a caixinha de transporte. Nelas, o seu cachorro fica confortavelmente seguro, já que elas podem ser presas ao cinto de segurança e permanecem estáveis, sem ficar chacoalhando.

No caso dos gatos, este também é o método mais indicado. Os felinos odeiam mudanças de todos os tipos e, certamente, ficar chacoalhando dentro do carro o deixará irritado e assustado. Dentro da caixinha, eles se sentem mais protegidos e, por ser um ambiente firme, não vão sentir o balanço do carro.

Porém, os animais devem se acostumar com as caixinhas para que possam viajar tranquilos, entendendo que aquilo é temporário e que eles não vão ficar ali para sempre. Mas é bastante fácil e rápido esse treinamento até que eles se acostumem.

Cadeirinha 

A cadeirinha é na verdade um cestinho, onde o animal fica dentro e é preso por uma coleira para que não consiga pular para fora. Ela fica presa ao banco do carro e pode ser uma boa opção se o seu pet não curtir muito a caixinha de transporte, sem que você deixe de transportar seu animalzinho com segurança no carro.

Como dá um pouco mais de liberdade, ela pode acalmar animais mais irritados ou ansiosos. A recomendação é para cães pequenos, de até 10 quilos. Apesar de os gatos também poderem ser transportados dessa forma, não é ao todo recomendado, pois eles podem sentir o balanço do carro e ficar irritados. Além disso, gatos conseguem eventualmente se soltar se a coleira não estiver bem presa.

Cinto de segurança 

Outra forma de transportar animais com segurança no carro é utilizando o cinto de segurança específico para animais. Trata-se de uma guia (coleira) que você prende à própria trava do cinto do carro.

Essa guia fica em volta do corpo do seu pet e garante sua segurança, além de evitar que ele fique indo até você conferir como você está dirigindo e te atrapalhar.

Algumas pessoas prendem a coleira normal do cachorro ao cinto do carro, o que é errado. Além de ser perigoso – não oferecer segurança alguma – ainda pode acarretar uma multa por ficar subentendido que o pet está solto no banco de trás.

O correto é utilizar o cinto de segurança especial, que é mais justo e impossibilita que o cão se mova muito. É indicado para cães de todos os portes, especialmente os grandões que não cabem nas caixinhas de transporte.

Grade de segurança 

Por fim, outra forma de transportar animais com segurança no carro é a grade de proteção. Porém, esta se aplica especialmente se o seu cachorro for muito grande. Além do cinto de segurança, você deve providenciar a grade para que ele não consiga alcançar a área entre os bancos da frente.

Existem grades de diversos materiais e formatos, e elas são colocadas entre os bancos de trás e os da frente. Isso evita que o cachorro te distraia ou te atrapalhe na direção, ao colocar a cabeça entre os bancos.

Contudo, mesmo com todos os aparatos de segurança e dentro das conformidades da lei, não é todo pet que curte uma viagem de carro. Mantenha o carro bem ventilado e evite dar muita comida antes de viagens mais longas.

Mesmo assim, se o seu animalzinho protestar e não quiser ir junto com você, não o obrigue, pois isso pode deixar o pet irritado e imprevisível, sendo impossível controlá-lo dentro do veículo.

Seguindo as orientações acima, você deve ser capaz de transportar animais com segurança no carro e evitar multas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *