Dicas de mecânica para motos
Dicas de mecânica para motos
10 de julho de 2018
Como transportar animais com segurança no carro
Como transportar animais com segurança no carro
12 de julho de 2018

Dicas para dirigir com segurança

Dicas para dirigir com segurança

Dicas para dirigir com segurança

Dicas para dirigir com segurança – Direção preventiva e segura 

A segurança ao dirigir não depende apenas de você, mas sim da coletividade, ou seja, de todos os condutores que estão ao redor. Infelizmente, não é possível prever o que outros motoristas vão fazer, mas é possível ser cauteloso para evitar acidentes e, mesmo quando não for possível evitá-los, evitar danos graves à própria integridade física do motorista e dos passageiros.

A direção preventiva já é uma cultura ensinada nos centros de formação de condutores, porém, ela se perde conforme passa o tempo e o condutor se esquece dos ensinamentos. Hoje, trouxemos uma série de dicas para dirigir com segurança e de forma preventiva.

Acompanhe estas dicas e garanta a sua segurança e a da sua família.

Como dirigir com segurança? – Direção preventiva 

Ações de segurança

Existem ações que, quando aplicadas e seguidas, podem contribuir com a segurança tanto do motorista e dos passageiros quanto da coletividade. Essas são dicas simples, mas que muitas vezes nos esquecemos de fazer.

Então veja a seguir as dicas de como dirigir com segurança aplicando ações de segurança:

 

Cinto de segurança 

Todos os ocupantes do carro devem utilizar o cinto de segurança. É comum o pensamento de que os passageiros do banco de trás não precisam do cinto, porém isso é um grave erro. Se os passageiros estiverem sem o cinto, eles podem se chocar contra o banco ou contra as portas, ou até o para-brisas em casos de batidas.

Além disso, não se deve utilizar presilhas nos cintos, pois isto inibe a ação protetora para a qual foram feitos. Também é preciso prestar atenção às condições físicas do material e garantir seu bom estado.

Freio de mão 

Durante a movimentação do veículo, os componentes do freio de mão se aquecem e dilatam, o que pode causar a falsa sensação de facilidade ao puxar o freio. Ao estacionar, puxe o freio de mão com vigor, até o máximo. Depois de alguns minutos, os componentes esfriam e, se o freio não estiver puxado até o fim, isso pode comprometer sua função. Dirigir com segurança também inclui a hora de estacionar.

Sinalização 

Por mais bobo que aquele limite de velocidade possa parecer, se ele está ali significa que há um motivo. Respeite a sinalização de trânsito e siga as orientações para dirigir com segurança. Independentemente se você conhece ou não a região, é de extrema importância respeitar a sinalização.

Trafegar acima da velocidade coloca em risco não apenas você e seus passageiros, mas também os demais motoristas, que não esperam que alguém vá trafegar com velocidade acima do permitido.

Outro ponto importante é não deixar o câmbio em ponto morto em descidas, pois isso afeta a estabilidade e resposta do carro. O ideal é deixar sempre em primeira.

Não dirija alcoolizado

Apesar dos constantes acidentes, algo que acontece muito frequentemente é a direção sob efeito de álcool ou entorpecentes. Não dirija sob essas condições. Você não está no pleno controle das suas funções motoras e isso coloca em risco sua vida e dos demais.

O excesso de confiança é um erro que pode custar mais caro do que qualquer multa pode pagar. Outro ponto a ser evitado é dirigir com sono. Estar plenamente são é essencial para dirigir com segurança.

Atenção ao trânsito 

A atenção é muito importante, pois basta um único segundo para perdermos o controle sobre a situação. Fique atento a estas dicas.

 

Segure o volante com as duas mãos 

Mesmo que o trajeto seja conhecido ou pareça estar “tranquilo”, é fundamental que você segure o volante com as duas mãos. Se você precisar fazer uma manobra de emergência, o tempo de colocar a mão de volta no volante pode fazer toda a diferença.

 

Não trafegue pelo acostamento 

Esta prática é perigosa e nunca deve ser seguida. Trafegar pelo acostamento é um risco muito alto, pois a mudança de terreno é repentina e pode não dar tempo de retornar à pista. Além disso, você também compromete quaisquer outros veículos que estejam parados no acostamento.

 

Use os retrovisores 

Alguns motoristas confiam mais em suas percepções do que nos equipamentos de apoio, como retrovisores. Quando for necessário dar marcha ré, nunca se incline sobre o banco para olhar a traseira, e sim use os retrovisores.

Além disso, fique sempre atento a eles, pois qualquer imprevisto como um outro veículo em alta velocidade pode ser identificado antecipadamente, permitindo que você tome a devida cautela.

 

Mantenha distância segura 

Você nunca deve se aproximar demais de um veículo à sua frente, pois é imprevisível o que o motorista fará. Se ele frear bruscamente, você não terá tempo de desviar ou desacelerar o suficiente. Portanto, melhor manter uma distância segura.

 

Cuidados sob neblina 

A neblina dificulta a visão e deixa a pista umedecida. Trafegue com luzes baixas nos faróis e diminua a velocidade sob neblina. Todo o cuidado é pouco.

 

Mantenha postura 

Quanto mais ereto você mantiver seu corpo, menos desgaste físico ele sofrerá. Isso contribui para que você possa dirigir com segurança e não se canse, tendo que mudar de posição frequentemente e comprometendo o trabalho dos seus pés.

 

Cuidado nas ultrapassagens 

Antes de ultrapassar, verifique atentamente se a passagem se encontra livre e avalie o tempo que você terá para realizar a manobra. Jamais ultrapasse enquanto estiver numa curva, seja para a direita ou para a esquerda. Leva apenas um segundo para outro carro aparecer e se chocar com você.

 

Não se distraia 

Evite se distrair com conversas, música ou celular. Toda a atenção é pouca quando você está no trânsito. Suas mensagens no celular podem esperar, mas a sua vida não. Pense duas vezes antes de ver aquela mensagem que acabou de receber. O mais recomendado é criar o hábito de colocar o celular em modo avião toda vez que for dirigir, e só tirar depois de desligar o motor.

 

Atente-se à manutenção do seu veículo 

Dirigir com segurança também significa manter a manutenção em dia. Verifique pneus, transmissão, suspensão, motor, freios, entre outros componentes. Tudo deve estar funcionando perfeitamente para, só então, você seguir viagem.

Se algo estiver desgastado, prefira realizar a manutenção antes de viajar, por mais curta que seja a viagem.

Seguindo estas dicas, você conseguirá dirigir com segurança, fazendo a direção preventiva e evitando maiores problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *