Pastilha de Freio
Pastilhas de freio: como identificar e evitar desgastes?
15 de dezembro de 2018
Amortecedor vazando óleo? Saiba o que é preciso fazer
Amortecedor vazando óleo? Saiba o que é preciso fazer
1 de Fevereiro de 2019

4 sinais de que o carro precisa de alinhamento e balanceamento

Alinhamento e balanceamento

4 sinais de que o carro precisa de alinhamento e balanceamento

O desgaste de algumas peças do seu carro pode trazer uma série de complicações. Além de aumentar o risco de acidente, ainda causa danos também em peças circunvizinhas. É preciso atentar-se para desgaste no amortecedor, problemas no câmbio, freio a disco com defeito e alinhamento e balanceamento.

Sabemos que nem todos os donos de veículos conseguem perceber que o carro precisa de uma revisão. Por isso, pensamos nos quatro sinais mais comuns e que mostram que o carro está sem alinhamento e balanceamento! Veja quais são.

1 – Carro “puxando” para um dos lados

Um dos sinais mais comuns da falta de alinhamento e balanceamento de um carro é o carro ficar puxando mais para um lado em vez de andar em linha reta. Muitas vezes essa característica é tão forte que o motorista precisa fazer um pouco de força no volante para deixar o carro retilíneo.

Esse problema agrava riscos de acidentes em estradas com muitas curvas e subidas de serra. Por isso que é muito importante fazer a revisão preventiva antes de cada viagem.

2 – Volante não centraliza enquanto está em linha reta

Pode ser que no início você não perceba que seu carro está puxando para um dos lados. Há uma maneira bem simples de testar o alinhamento que é soltando por poucos segundos o volante, enquanto está em uma via reta e plana.

Caso o seu volante não fique centralizado, girando sozinho para um dos lados, chegou o momento de procurar um mecânico de sua confiança. Como citamos antes, essa característica, muitas vezes, é difícil de ser percebida no início do problema. Então observe bastante para evitar desgastes maiores.

3 – Pneus desgastando rapidamente

A vida útil dos pneus é completamente comprometida com a falta de alinhamento e balanceamento. O desgaste acontece, principalmente, nas bordas internas ou externas. É preciso ficar atento, pois essa questão também aumenta os riscos de acidentes.

LEIA TAMBÉM: Checklist: 3 sinais que indicam a hora de trocar o pneu do carro

Esse desgaste acontece porque o peso do pneu está distribuído de forma irregular, provocando o desbalanceamento do veículo.

4 – Volante vibrando mesmo em baixas velocidades

Você notará que ao aumentar um pouco a velocidade do veículo, o volante começará a vibrar, como se você estivesse dirigindo em uma estrada sem asfalto. Essa vibração vai aumentando ainda mais a medida que você acelera.

O mesmo tremor pode ainda ser percebido nas rodas traseiras do carro. A consequência será um barulho na carroceria. Mesmo no início da falta de alinhamento e balanceamento, é possível notar esse problema.

Quando fazer o alinhamento e balanceamento do carro?

Se o seu carro apresentou alguma vez um dos quatro sinais acima, pode ser necessário realizar o alinhamento e balanceamento do veículo. Ainda assim, mesmo antes de o problema surgir, o recomendado é que a cada 10 e 15 mil quilômetros rodados, o motorista busque seu mecânico para avaliação.

Seu carro apresenta alguns dos sinais acima? Não deixe de conferir o alinhamento e balanceamento do veículo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *