Alinhamento 3D: o que é? Faz diferença?

    13/03/2023

    Alinhamento 3D: o que é? Faz diferença?

    O fato que manter as rodas do carro alinhadas é algo fundamental para uma melhor estabilidade e segurança na direção não é novidade, mas você já ouviu falar sobre o alinhamento 3D?
     

    Bom, antes de entrar a fundo sobre o que é esse tal de alinhamento 3D, é importante destacar: existem três tipos de alinhamento, sendo eleso manual, a laser e o 3D. Todos contam com um princípio e objetivo semelhante, o que muda é a tecnologia empregada no processo.

    Mas calma, sem confusão, pois vamos te explicar melhor sobre o assunto nas próximas linhas.

    O que é alinhamento 3D?

    O objetivo do alinhamento do carro é ajustar o ângulo das quatro rodas, permitindo que elas fiquem perpendiculares ao solo. Portanto, os pneus precisam ficar paralelos entre si e com toda a banda de rodagem tocando o chão.
     

    Com isso em mente, o alinhamento 3D consiste em um sistema utilizado para fazer a medição das três dimensões. Ou seja, um programa de computador que contém informações de fábrica dos automóveis, ajustado com as medidas exatas do carro, para a garantia de um alinhamento muito mais preciso.

    O alinhamento 3D realmente faz diferença?

    A grande diferença do alinhamento 3D está na sua eficácia.Isso porque, como citado anteriormente, a tecnologia do processo garante total precisão, dispensando calibração dos equipamentos ao longo do processo.
     

    Além disso, este tipo de alinhamento é bem mais rápido e preciso. Assim, o motorista pode ter mais certeza de economia de combustível, melhor dirigibilidade, maior estabilidade durante a condução e menor desgaste na suspensão.
     

    E, é claro, considerando tais diferenciais, este tipo de alinhamento tende a ser um pouco mais caro. Entretanto, considerando o custo-benefício, tal despesa acaba valendo muito a pena, afinal, todo cuidado é pouco quando se fala em segurança.

    EXTRA: Quando o alinhamento automotivo deve ser feito?

    A indicação é que o processo de alinhamento seja feito a cada 10.000 km rodados ou antes, caso o volante esteja frouxo, trepidando ou puxando para o lado. Após a troca dos pneus também indica-se um novo alinhamento, considerando que o ato de mexer nas rodas pode acabar prejudicando tal serviço.
     

    Vale destacar que um carro com a manutenção em dia é muito mais confiável, seguro e valorizado para o momento da revenda. Portanto, não deixe de ter seu mecânico de confiança por perto e fazer revisões periódicas usando as melhores peças e pneus.

    Quer mais dicas para cuidar do seu carro? Confira nossos demais artigos!