Inscrições nos pneus: entenda o que elas significam

    21/12/2022

    Inscrições nos pneus: entenda o que elas significam

    Você já reparou nas inscrições nos pneus? Muito mais do que simples números e letras, estas inscrições trazem informações importantes sobre os pneus que você está prestes a colocar em seu carro.

    Mas, como nem todos são especialistas em carros e considerando tal importância das inscrições nos pneus, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para entender corretamente todas as siglas. Vamos lá?

     

    Antes de mais nada, siga as recomendações do fabricante

    Não podemos ir ao assunto que te fez chegar a este artigo sem ressaltar a importância do manual do proprietário para consultar as especificações certas para o pneu e a roda do seu carro.

    Tudo o que está descrito neste documento garante que a dirigibilidade do seu veículo seja a melhor possível. É claro, isso não quer dizer que trocar as rodas e pneus por outro modelo é algo impossível. Entretanto, caso você deseje fazer isso, sempre consulte o manual para ver qual a recomendação da montadora.

     

    Como ler as inscrições dos pneus?

    Olhou para o seu pneu e viu que nele está escrito algo como P 225/55 R 17 97 W? Calma, pois cada letra e número tem um significado.

    A primeira letra se refere ao tipo de veículo para o qual ele é indicado. No caso do P, é Passenger Car, carro de passageiro. Ainda existem os LT - Light Truck, picape leve, ST - Special Trailer, para trailers especiais e T - Temporary, para estepes temporários.

    Já o primeiro número representa a largura do pneu. No caso deste exemplo, a largura é de 225 mm. O segundo número é a série ou a relação em porcentagem entre a largura e altura da parede. Neste exemplo, estamos falando de 55% da largura.

    O “R” representa o radial. Já o número em seguida, representa o diâmetro exterior da roda em polegadas. Ou seja, 17, seguindo o exemplo.

    Já o último número representa o índice de carga. Este número tende a variar de acordo com o veículo. Ou seja, um SUV apresenta um índice de carga muito maior do que um sedan equivalente.

    Por fim, a última letra representa o índice de velocidade. O W quer dizer que o carro pode chegar até 270 km/h com total segurança.

    Vale destacar que tanto o índice de carga quanto o de velocidade merecem uma atenção especial, pois não se deve utilizar pneus com índices inferiores aos recomendados pelo fabricante. Caso isso seja feito, você corre o risco de ficar sem os pneus ao usar o carro acima das condições que eles permitem.

    Infelizmente, muitas pessoas optam por pneus inferiores por conta dos valores. Entretanto, este é um tremendo erro e gera um alto risco.

     

    Além das inscrições nos pneus, o que mais encontramos?

    Mas não é apenas esta sopa de letras e números que você encontra nos pneus. Outras informações importantes também são encontradas nas laterais do mesmo, como por quem, onde e quando o exemplar foi fabricado.

    Uma das informações presente é o DOT, Departament of Transportation, dos EUA, que revela o fabricante do pneu. Além disso, os números finais indicam a semana e do ano de produção do exemplar. Ou seja, um pneu 4015 foi feito na 40° semana de 2015.

    Aliás, aqui vale um alerta: quando mais novo o pneu, melhor! Evite comprar pneus com mais de 5 anos de fabricação para garantir uma maior segurança e durabilidade.

    Enfim, agora que você já sabe tudo sobre as inscrições nos pneus, fazer as suas compras será uma missão muito mais fácil! Precisa de mais dicas e informações? Procure a loja PMZ mais próxima de você e fale com nossos vendedores!