PASTILHAS DE FREIO: COMO IDENTIFICAR E EVITAR DESGASTES?

Pastilhas de freio: como identificar e evitar desgastes?
As pastilhas de freio são essenciais para o sistema de freio a disco. É comum que motoristas não observem seus sinais de desgaste e não consigam identificar o melhor momento para trocar a peça.
Sabemos que a falta de uma manutenção preventiva antes da viagem ou no dia a dia, aumenta o risco de acidentes. Por isso, é preciso estar atento. Neste post trouxemos dicas que ajudarão você com suas pastilhas. Veja.
Observe ruídos muito agudos
É fato que nem sempre quando surgem ruídos no sistema de freios, eles representam problemas mecânicos. Por exemplo, é bastante comum que pastilhas de freio novas apresentem alguns ruídos nos primeiros dias. Esses reduzem até desaparecerem por completo.
Entretanto, se você não realizou nenhuma revisão recente e esses ruídos são bastante aparentes, principalmente ao frear, é possível que suas pastilhas estejam em processo de desgaste. O barulho vem, geralmente, do disco de metal, que se pressiona com o metal das pastilhas.
Frenagem comprometida
Depois dos ruídos, o comprometimento das frenagens é o sinal mais comum de desgaste das pastilhas de freio. O carro demora mais tempo para frear e isso aumenta à medida que a peça perde sua eficiência.
É importante ressaltar que a frenagem comprometida também pode ser resultante de outros problemas mecânicos, como vazamentos, óleo velho ou com nível baixo, tubulações entupidas, etc.
Além da demora na frenagem o pedal do freio também fica um pouco mais desconfortável com o desgaste das pastilhas.
Quando trocar as pastilhas de freio?
Existem modelos de veículos que já avisam o nível de desgaste das pastilhas de freio no painel. Caso o seu carro não tenha esse dispositivo, é necessário medir a espessura do material de atrito da peça. Se ele estiver inferior a 2 milímetros pode ser o momento exato de buscar ajuda de um mecânico de sua confiança.
A checagem recomendada é a cada 5 mil quilômetros, mas é sempre importante observar o que diz o manual do fabricante.
Como evitar desgastes prematuros
As pastilhas de freio sofrerão desgaste natural com o passar dos meses. Contudo, algumas ações podem acelerar esse processo. Existem maneiras de poupar os freios e evitar contratempos:
- Não force os freios na ladeira. É comum que os motoristas usem com mais frequência os freios nas descidas de ladeiras. O mais indicado é manter o veículo engrenado e usar o freio motor. Isso não força o sistema e evita o superaquecimento das pastilhas;
- Frenagens bruscas devem ser evitadas. O sistema de freio não foi feito para frenagens bruscas. Quando o motorista breca o carro com muita força e muitas vezes seguidas, danifica as pastilhas mais rapidamente;
- Evite sobrepeso no carro. O carro tem um limite de peso que deve ser obedecido. Além de consumir mais combustível, quando você deixa o carro muito pesado, força todo o sistema de freio.
Você observa sempre as pastilhas de freio do seu veículo? É muito importante evitar o desgaste dessa peça para reduzir o risco de acidentes.
O Grupo PMZ oferece uma ampla variedade de peças automotivas, além de serviços de excelência para você. Entre em contatocom nossa equipe e saiba mais.