Qual a importância de manter a manutenção preventiva em dia?

Você é aquele motorista que leva o carro para a oficina só em caso de emergência ou a manutenção preventiva do seu veículo está em dia? Vem saber um pouco mais sobre a importância de manter a prevenção.
Quando a manutenção preventiva não é primeira opção, a correção acaba sendo necessária e o valor gasto é bem mais alto, apesar de alguns proprietários de veículos acreditarem estar economizando ao não realizar a manutenção preventiva. Manter a periodicidade traz mais segurança e conforto, além de evitar prejuízos desnecessários.
Diferente da manutenção corretiva, a preventiva objetiva evitar dores de cabeça com quebras, vazamentos e outros desgastes em seu veículo. É ela que garante um melhor desempenho das peças e equipamentos e, consequentemente, do melhor funcionamento do carro.
Existem alguns tipos de manutenções preventivas e elas, na maioria das vezes, englobam a revisão, troca de filtros e monitoramento dos equipamentos, mas algumas delas são mais completas e envolvem alinhamento, balanceamento e muito mais.
Além disso, este modelo de manutenção diz respeito à segurança, seja ela sua, do seu veículo e da sociedade. Também ajuda com suas experiências, já que não dá para pegar a estrada com a família em busca de uma viagem incrível e ter que mudar os planos por conta de uma simples peça quebrada que poderia ser revisada antes, não é mesmo?!