Pastilhas de freio: como identificar e evitar desgastes?

5 sinais de desgaste do amortecedor
5 sinais de desgaste do amortecedor
10 de dezembro de 2018
Alinhamento e balanceamento
4 sinais de que o carro precisa de alinhamento e balanceamento
15 de dezembro de 2018

Pastilhas de freio: como identificar e evitar desgastes?

Pastilha de Freio

Pastilhas de freio: como identificar e evitar desgastes?

As pastilhas de freio são essenciais para o sistema de freio a disco. É comum que motoristas não observem seus sinais de desgaste e não consigam identificar o melhor momento para trocar a peça.

Sabemos que a falta de uma manutenção preventiva antes da viagem ou no dia a dia, aumenta o risco de acidentes. Por isso, é preciso estar atento. Neste post trouxemos dicas que ajudarão você com suas pastilhas. Veja.

Observe ruídos muito agudos

É fato que nem sempre quando surgem ruídos no sistema de freios, eles representam problemas mecânicos. Por exemplo, é bastante comum que pastilhas de freio novas apresentem alguns ruídos nos primeiros dias. Esses reduzem até desaparecerem por completo.

Entretanto, se você não realizou nenhuma revisão recente e esses ruídos são bastante aparentes, principalmente ao frear, é possível que suas pastilhas estejam em processo de desgaste. O barulho vem, geralmente, do disco de metal, que se pressiona com o metal das pastilhas.

Frenagem comprometida

Depois dos ruídos, o comprometimento das frenagens é o sinal mais comum de desgaste das pastilhas de freio. O carro demora mais tempo para frear e isso aumenta à medida que a peça perde sua eficiência.

É importante ressaltar que a frenagem comprometida também pode ser resultante de outros problemas mecânicos, como vazamentos, óleo velho ou com nível baixo, tubulações entupidas, etc.

Além da demora na frenagem o pedal do freio também fica um pouco mais desconfortável com o desgaste das pastilhas.

Quando trocar as pastilhas de freio?

Existem modelos de veículos que já avisam o nível de desgaste das pastilhas de freio no painel. Caso o seu carro não tenha esse dispositivo, é necessário medir a espessura do material de atrito da peça. Se ele estiver inferior a 2 milímetros pode ser o momento exato de buscar ajuda de um mecânico de sua confiança.

A checagem recomendada é a cada 5 mil quilômetros, mas é sempre importante observar o que diz o manual do fabricante.

Como evitar desgastes prematuros

As pastilhas de freio sofrerão desgaste natural com o passar dos meses. Contudo, algumas ações podem acelerar esse processo. Existem maneiras de poupar os freios e evitar contratempos:

  • Não force os freios na ladeira. É comum que os motoristas usem com mais frequência os freios nas descidas de ladeiras. O mais indicado é manter o veículo engrenado e usar o freio motor. Isso não força o sistema e evita o superaquecimento das pastilhas;
  • Frenagens bruscas devem ser evitadas. O sistema de freio não foi feito para frenagens bruscas. Quando o motorista breca o carro com muita força e muitas vezes seguidas, danifica as pastilhas mais rapidamente;
  • Evite sobrepeso no carro. O carro tem um limite de peso que deve ser obedecido. Além de consumir mais combustível, quando você deixa o carro muito pesado, força todo o sistema de freio.

Você observa sempre as pastilhas de freio do seu veículo? É muito importante evitar o desgaste dessa peça para reduzir o risco de acidentes.

O Grupo PMZ oferece uma ampla variedade de peças automotivas, além de serviços de excelência para você. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.

 

10 Comentários

  1. Ótimas dicas ,sobre desgastes ,e prevenções q devemos ter ,a cada parte ,pra que possa prevenir assistentes.

  2. RUBERVAL Alves Fernandes disse:

    Gostaria de saber quanto custa, o de tripodio, do Palio Faire 2003,

  3. Alex disse:

    Quanto custa o disco de freio do palio wequend 1.8 2003

  4. Germinio disse:

    BOM DIA! Quando saber que devo trocar os discos de freio ?

    • Marketing disse:

      Olá Germinio, a troca de peças pode variar de acordo com cada veículo. Sugerimos que verifique a indicação no manual do proprietário e procure um mecânico de confiança imediatamente, assim você não compromete a sua segurança e da sua família. 🙂

  5. Janderson Mota gentil disse:

    Muito bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *