A importância da manutenção preventiva

4 sinais de que você precisa trocar o óleo do carro
4 sinais de que você precisa trocar o óleo do carro
5 de outubro de 2017
Como escolher o pneu certo na hora da compra?
Como escolher o pneu certo na hora da compra?
18 de dezembro de 2017
manutenção do carro

manutenção do carro

Manter o carro sempre em perfeitas condições gera um custo considerável e, para quem não é motorista de primeira viagem, isso não é nenhuma novidade.

Mas se largar a comodidade e o conforto de ter um carro na garagem para ir trabalhar, levar os filhos na escola, viajar com a família e etc, não é uma opção para você, leia este artigo!

Resolvemos falar sobre a importância da manutenção preventiva e te ajudar entender que o ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar”, faz todo o sentido.

Continue acompanhando esse post e entenda como a manutenção periódica pode ajudar a economizar, evitar prejuízos desnecessários e o mais importante, zelar pela sua segurança e a da sua família.

A manutenção preventiva

As ruas das cidades, e também as estradas brasileiras, são cheias de buracos, desníveis e uma infinidade de problemas que, diariamente, vão desgastando as peças dos seu carro, por isso a manutenção preventiva é extremamente importante.

Em uma manutenção, dependendo da quilometragem do seu carro, algumas peças fatalmente precisarão ser trocadas, como pastilhas e fluído de freio, óleo do motor e filtro de óleo, filtro de ar, amortecedores e suspensão e até embreagem e correias.

Esses são alguns exemplos básicos de peças e componentes que serão revisados e poderão ou não ser trocados. Ou seja, para que o seu carro rode com performance e segurança a manutenção é indispensável.

O erro mais comum

O carro, assim como toda máquina, precisa ser utilizado de forma correta para que a sua performance não seja prejudicada, bem como suas peças e componentes tenham uma vida útil mais longa e evitar prejuízos.

No entanto, a maioria dos proprietários de carros cometem um erro muito comum, que é de não fazer a manutenção dos seus veículos com a periodicidade necessária e levar o veículo à autorizada ou a uma oficina, só quando o carro já está dando sinais de algum problema específico.

Quando isso acontece, geralmente, o custo da manutenção acaba sendo bem mais alto do que se tivesse sido feita uma manutenção preventiva.

O que deve ser feito

Em geral, as montadoras recomendam que seja feita uma manutenção total do veículo a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses de uso. Mas não deixe de zelar pelo bom funcionamento do seu carro diariamente.

Verifique sempre o nível de água do radiador, nível de óleo do motor e a calibragem dos pneus, por exemplo.

Tendo esses cuidados diários e levando o seu carro para uma manutenção preventiva e respeitando os prazos recomendados pela montadora, você vai aumentar a vida útil das peças e componentes como um todo, evitar a desvalorização do seu bem e diminuir as chances de quebra, acidentes, custos com reboque e multas.

Outro ponto importante são as viagens. É importante que você esteja com o seu carro em perfeitas condições para pegar a estrada, portanto não deixe para leva-lo a uma autorizada em cima da hora.

Muitas vezes é preciso trocar alguma peça importante e nem sempre há disponibilidade em estoque para uma reposição imediata. Por isso, nossa dica é se programe, evite pequenos imprevistos e grandes dores de cabeça.

Ah! E não esqueça também de cuidar dos pneus. Confira nosso checklist com 3 sinais que indicam a hora de trocá-los.

Quando foi a última vez que você fez uma manutenção preventiva no seu carro? Conte pra gente nos comentários.

40 Comentários

  1. Daniel Barbosa disse:

    Muito bom saber desses itens
    Parabéns! !

  2. o meu carro sempre estou muito atento sobre manutenção a cada 6 meses estou fazendo a manutenção e mesmo assim ainda tem imprevisto

    • Marketing disse:

      Parabéns, Moises. Obrigado por participar! Enviamos outras dicas e ofertas exclusivas por email, para receber basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  3. Antonio disse:

    Com 60000 em 03/11.

  4. Claiton Rodrigues da Silva disse:

    Sempre estou com o carro na Oficina para não fica parado trânsito, a cada 5 mil km troca de óleo filtros. Claiton

    • Marketing disse:

      Muito bem, Claiton. Obrigado por participar! Enviamos outras dicas e ofertas exclusivas por email, para receber basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  5. João Batista disse:

    A PEMAZA FAZ MANUTENÇÃO PRÉVIA?
    EU GOSTARIA DE SABER…

    • Marketing disse:

      Olá João, por favor, nos informe a sua cidade para que possamos lhe dá a informação correta. 🙂 Enviamos outras dicas e ofertas exclusivas por email, para receber basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q

  6. MARCELO disse:

    DICAS MUITO BOAS, PRINCIPALMENTE PARA PESSOAS SEM EXPERIÊNCIAS.

  7. Marcos Aurelio Maciel Mendes disse:

    Muito esse texto! vai ajudar bastante os condutores de veículos; principalmente os novos. Parabéns pela iniciativa!

  8. Lineker Silva disse:

    Olá, Boa tarde, um excelente arquivo.

  9. Francisco Marcelo Avelino disse:

    Muito boa essas dicas!!!

  10. Edson padilha disse:

    Parabéns a Pemaza, são estas parceiras que fazem toda a diferença entre as empresas.

  11. Marcio ferreira disse:

    Isso e muito importante parabens e como e bom sabe gostei muito agora fiquei por dentro de tudo obrigado pmz

  12. As dicas são muitos boa gostei muito e disso q nos estava precisando obg pmz

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback, Francisco. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  13. Anderson rios da Silva disse:

    Fiz revisão de 10 mil e 20 mil e não fiz mais, já está com 60mil gostaria de fazer uma revisão!! Gostei das informações são muito importantes!!

    • Marketing disse:

      A manutenção preventiva é sempre mais barata que a corretiva e a revisão é uma oportunidade que você tem para identificar possíveis problemas antes que aconteçam 😉

  14. JONE RIBEIRO DE OLIVEIRA disse:

    A minha maior dúvida é quanto a manutenção de peças que estão fora desse check list de prevenção se existe uma forma para prevê uma eventual quebra. Mas por esse artigo já posso me programar para as manutenções

  15. Nildo Almeida disse:

    A pemaza presta esses serviços em Cuiabá

  16. Denylton Moraes Duarte disse:

    Por que o grupo pemaza não realiza vendas online? Seria uma grande mobilidade. Fazer compras no cartão de crédito e esperar o produto em casa. Pelo menos nas cidades onde tem representação. Seria muito bom.

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback, Denylton. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  17. Naiel silva disse:

    Muito bom
    Bom para quem esta desatento e precisa de up
    Boa .

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback, Naiel. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  18. Ricardo disse:

    Muito brigado , ta bom manutenção preventiva é sempre mais barata que a corretiva e a revisão é uma oportunidade que você tem para identificar possíveis problemas antes que aconteçam brigado muito agradesido

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  19. Valtervan Batista disse:

    Meu carro quando desso ladeira e começo a frear a embreagem começa a tripidar,o que pode ser?

    • Marketing disse:

      Olá Valtervan, tudo bem? É necessário avaliar o veículo pra fazer o diagnóstico. Sugerimos que leve o seu carro imediatamente a um mecânico de sua confiança para evitar prejuízos e comprometer a sua segurança e da sua família.

  20. A cada cinco mil km troca de óleo ,sempre atento pastilha de freios, nível da água balanceamento

  21. Itevaldo antonio vilhena neves junior disse:

    Olá sou itevaldo quero parabenizalos pelo blog legal muita coisa boa vlw mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *