Como descobrir a amperagem da sua bateria?

Pastilhas de freio: 5 mitos e verdades
28 de agosto de 2019
Sapata de freio: como detectar os principais problemas?
28 de agosto de 2019

Amperes da bateria: o que são e para o que servem?

Pequenos detalhes precisam ser observados na hora de trocar as peças do seu carro. Os amperes da bateria é um exemplo e vamos entender sobre eles neste post.

A amperagem das baterias é uma variável nem sempre é considerada pelo motorista. No entanto, é um detalhe que influencia completamente na força do veículo. Por isso a importância de entender sobre o assunto. Saiba mais.

O que são os Amperes da bateria?

Os amperes da bateria são uma unidade de medida que representa a corrente elétrica da peça.  Basicamente, a amperagem armazena a energia necessária para que a bateria funcione e a distribui em descarga para o sistema elétrico do carro. Essa descarga acontece de hora em hora.

Resumidamente, o poder de atuação de uma  bateria depende da quantidade de amperes que ela tem. Isso nos leva a compreender o porquê carros com mais equipamentos e sistemas eletrônicos, necessitam de baterias com amperagens elevadas.

Como descobrir a amperagem da sua bateria?

A descrição dos amperes da bateria sempre está visível na própria peça. Caso o tempo tenha danificado a etiqueta, o manual do fabricante precisa informar também essa medida.

Evite comprar qualquer bateria para o seu veículo. Reduzir ou aumentar a capacidade do sistema elétrico pode trazer alguns danos mecânicos.

Além da questão acima, baterias com amperagem maior também tem um tamanho maior. Se isso não for observado, a peça não terá como ser instalada em seu carro.

Principais problemas

Não utilizar a amperagem correta pode, como citamos acima, causar alguns danos para o veículo. Entre eles:

  • Dificuldade na hora da partida, quando a amperagem é menor e, principalmente, nas baixas temperaturas;
  • Demora para recarregar a bateria, quando a amperagem é maior, comprometendo também o funcionamento de outras peças;
  • Instalação mal feita, para amperagem da bateria menor ou maior, quando o tamanho da peça não se acomoda completamente e corretamente no veículo;
  • Falha da ignição. Alguns modelos de veículos não aceitam baterias com amperagem maior ou menor e o carro simplesmente “morre” após alguns minutos ligados;
  • Luzes mais fracas, quando a amperagem é menor do que a recomendada.

Agora você já sabe como descobrir a amperagem da sua bateria! Se ainda tiver alguma dúvida sobre o tema é só deixar nos comentários!

Para receber  dicas ou ofertas só clicar AQUI

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *