Alinhamento e balanceamento
4 sinais de que o carro precisa de alinhamento e balanceamento
15 de dezembro de 2018
Sapata de freio: o que é e para o que serve
Sapata de freio: o que é e para que serve
25 de Maio de 2019

Amortecedor vazando óleo? Saiba o que é preciso fazer

Amortecedor vazando óleo? Saiba o que é preciso fazer

Amortecedor vazando óleo? Saiba o que é preciso fazer

Sabe aquela mancha um pouco oleosa que se forma embaixo de alguns carros quando eles estão estacionados? Elas não são um bom sinal!

Se você percebeu o amortecedor vazando óleo, chegou o momento de tomar algumas atitudes importantes para a vida útil do seu veículo. Como esse componente está diretamente ligado a estabilidade da direção, demorar para consertar o problema pode colocar você em risco.

No post abaixo contamos o que é preciso fazer para resolver problemas do amortecedor quando ele vaza óleo. Veja.

O que pode causar o vazamento de óleo pelo amortecedor?

Nenhum problema que surge em seu carro é sem uma razão. Você pode não notar o problema de cara, mas ele existe!

No caso do amortecedor vazando óleo, as principais causas são:

Vedações rasgadas ou quebradiças

A borracha se desgasta com o passar dos anos e de acordo com a forma que ela é utilizada. No manual do seu veículo, certamente, há indicação de tempo de troca para todas essas peças. Se não há uma manutenção preventiva correta, elas se tornam quebradiças ou aparecem rasgos que comprometem o funcionamento do veículo.

Então verifique a condição dessas peças, seus prazos de validade e se elas não estão danificadas.

Desgaste em peças móveis

O amortecedor do seu veículo é formado por uma série de peças menores. Assim como citamos anteriormente, o manual do veículo orienta quanto ao tempo de troca. O desgaste dessas pelas também compromete o funcionamento completo do amortecedor e pode causar o vazamento de óleo.

O recomendado é fazer uma revisão e inspeção nestas peças a cada 10 mil quilômetros rodados com o veículo. Se você pega muita estrada com seu carro, essa revisão deve ser feita um pouco antes, com cerca de 6 a 7 mil quilômetros rodados.

Amortecedor torcido

A terceira causa da nossa lista é, talvez, uma das mais comuns. Quando o amortecedor sofre algum grande impacto ou recorrência desses, pode causar uma torção do pistão. Isso geralmente aparece após acidentes ou rodar bastante em vias com muitos buracos.

Com o pistão torcido você percebe o amortecedor vazando óleo com mais frequência. É preciso ter muita atenção com esse problema, pois, a quebra dessa peça também pode danificar outras, como a suspensão, por exemplo.

O que fazer quando perceber o amortecedor vazando óleo?

Um caso muito comum é o motorista perceber um pequeno vazamento de óleo e não buscar solução de imediato. É importante lembrar o que citamos no início do post: óleo vazando não é um bom sinal! Isso independe da quantidade.

Então se percebeu o problema, procure imediatamente uma oficina especializada para realizar a revisão do veículo e identificar a causa do problema.

Evite fazer a troca por conta própria. Quando você mexe nas peças do seu veículo sem um domínio completo, pode comprometer o funcionamento de toda a mecânica do carro e isso agrava o risco de acidentes.

Também não deixe de substituir os componentes danificados por peças novas. Muitas vezes, reparar itens velhos e desgastados pode causar um problema ainda maior do veículo!

Agora que você sabe mais sobre amortecedor vazando óleo, não deixe de verificar o problema com urgência! Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário!

 

2 Comentários

  1. Dariermur Moura Mendes disse:

    Muito instrutivas essas publicações gostei muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *