Carro parado: 4 cuidados para evitar problemas

Carro 1.0 é mais econômico?
Carro 1.0 é mais econômico? Mito ou Verdade?
27 de dezembro de 2017
Fraude via email
Comunicado Importante – Fraude via email
8 de Janeiro de 2018
Carro parado: 4 cuidados para evitar problemas

Carro parado: 4 cuidados para evitar problemas

Durante as férias muitas pessoas deixam o carro parado em casa para viajar.

No passado era comum ouvirmos que para evitar problemas com o carro parado na garagem era preciso dar partida nele todos os dias ou alguns dias por semana e deixa-lo esquentar. Hoje  dia isso mudou, mais ainda é necessário tomar alguns cuidados. Veja quais são a seguir.

Por quanto tempo vai deixar seu carro parado?

Essa informação é muito importante e vai influenciar nos cuidados que você deve ter. Caso vá ficar fora e deixar o carro parado por até duas semanas, não precisa se preocupar tanto. Os danos começam a serem causados após 20 ou 30 dias sem uso. Ainda assim, alguns pequenos cuidados devem ser tomados:

– Limpe todo o carro, por dentro e por fora. Você vai ajudar a manter a pintura em bom estado e evitar a proliferação de insetos dentro do veículo.

– Confira se não há restos de comida ou líquido e certifique-se de que todos os compartimentos estão secos. As manchas de bebida e comida ficam mais difíceis de serem tiradas com o passar do tempo.

– Encere a carroceria para evitar que a sujeira externa grude na pintura e guarde o carro em um local coberto, bem ventilado e longe do sol. Para quem não tem área coberta uma boa alternativa é a capa automotiva. Ela deve ter entrada de ventilação e um forro que não grude na lataria em caso de chuva.

Já para períodos muito longos, como seis meses ou mais, os cuidados são mais específicos e, nesse caso, é melhor consultar o mecânico de sua confiança. Ele fará uma análise específica, de acordo com a rotina de uso e tipo de veículo que você tem.

A sua viagem vai durar durar cerca de 20, 30 ou 40 dias? Ou seu automóvel ficará parado por algum outro motivo durante esse período? Então, veja nossas dicas a seguir.

4 cuidados antes de manter o carro parado

Mangueiras e correias

A falta de uso pode ressecar ou rachar as mangueiras e correias. O recomendado, para grande parte dos veículos é trocar a correia a cada seis meses. Os limpadores de para-brisa também pedem atenção. Antes de viajar, deixe-os levantados. Isso evitará que a palheta grude e resseque no contato com o vidro.

Combustível

Esvazie o tanque do carro antes de viajar. Muitos proprietários deixam o carro parado e se esquecem de tirar o combustível do tanque. A gasolina pode formar uma gosma que obstrui os filtros, entope os injetores e até os carburadores, se o veículo for mais antigo.
Com o etanol pode acontecer o mesmo, mas levará um pouco mais de tempo. Esvazie o tanque de partida a frio também.

Pneus

Os pneus podem se deformar caso estejam com a pressão inadequada. Além disso, mesmo sem estarem em movimento, os pneus vão esvaziando por causa do peso do veículo. Caso pretenda deixar o seu carro parado por mais de um mês encha os pneus com a pressão indicada para carga máxima do seu manual.

Óleo

O óleo parado por muito tempo pode coalhar e perder suas características de lubrificação. Antes de viajar e deixar seu carro parado na garagem, leve-o para trocar o óleo do motor, do fluído de freio e o filtro.

Ah! Leia nosso checklist antes de pegar a estrada e deixe um comentário contando se ficou tudo bem com o seu carro depois que voltar de viagem.

22 Comentários

  1. Carlos Junior mendes leite disse:

    Meu carro tá com amotesedo patedo traseiro

  2. Jonatas Nery disse:

    Gostei muito da dica. Algumas dicas eu ainda não sabia
    Valeu mesmo

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback, Jonatas. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  3. LUENE SILVA disse:

    Ótima dica! Vai fazer uma semana que meu carro tá parado, e não sabia sobre esvaziar o tanque.

    • Marketing disse:

      Obrigado pelo feedback, Luene. Estamos sempre atualizando nosso blog. Se quiser receber dicas e ofertas por email basta se cadastrar no link goo.gl/JfjA8q 😉

  4. Ivanildo José da Silva disse:

    Obrigado fico grato pela dica não sabia que poderia acontecer isso passei um mês fora mas o carro não passou tempo parado

  5. Maximo Ribeiro disse:

    Muito boa as informações , confesso que desconhecia esses problemas , caso o automóvel fique parado por muito tempo.

  6. WILLIAMS GOMES DE MOURA disse:

    AGRADEÇO A TODA EQUIPE PEMAZA

    TODAS AS DICAS SÃO VÁLIDAS ESTOU APRENDENDO CADA VEZ MAIS SEMPRE E IMPORTANTE ESTARMOS ATENTO NA MANUTENÇÃO DO NOSSO VEÍCULO VALEU OBRIGADO

  7. gerson disse:

    gostei da dica muito bom coisas q nem imaginava é vivendo e a aprendendo valeu !

  8. Denylton Moraes Duarte disse:

    Muito bom gostei

  9. Marco disse:

    Alguma sugestão de onde posso encontrar uma capa automotiva boa? De preferência que prenda no carro porque esse povo num pode ver nada que querem roubar…hehehe…roubaram o tapete daqui, acredita? 😀

  10. Divino disse:

    Muito boa a dica 👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *