Como escolher o pneu certo na hora da compra?

manutenção do carro
A importância da manutenção preventiva
8 de novembro de 2017
Problemas no câmbio automático? Saiba identificá-los!
Problemas no câmbio automático? Saiba identificar!
27 de dezembro de 2017
Como escolher o pneu certo na hora da compra?

Como escolher o pneu certo na hora da compra?

Você sabe como escolher o pneu certo na hora da compra? Comprar pneus para o carro não é uma tarefa fácil e exige cuidado, afinal eles vão garantir a segurança das suas viagens. Aprenda a escolher o pneu certo nesse artigo.

Os pneus estão entre os principais itens de segurança de um automóvel. Eles garantem uma boa performance, estabilidade nas curvas e mais segurança nas frenagens, desde que estejam bem calibrados e seguindo as orientações contidas no manual do veículo.

Mas de nada adianta manter os pneus novos e calibrados se eles não tiverem as especificações recomendadas para o seu tipo de carro.

Por isso, é muito importante que você saiba escolher o modelo correto para o seu veículo. Continue acompanhando esse post e aprenda a escolher os novos pneus do seu carro.

Você sabia que os pneus possuem um código?

Isso mesmo, todo pneu possui um código que funciona como a sua identidade. Neste código, geralmente escrito em relevo nas laterais dos pneus, consta todas as informações necessárias sobre ele, desde a largura, altura, diâmetro, índice de carga e até a velocidade máxima a que ele pode ser submetido.

O ideal é que você procure comprar pneus que estejam dentro das recomendações especificadas no manual do seu carro. Há sempre algumas pequenas variações, mas o mecânico de uma autorizada com certeza vai poder te ajudar.

Abaixo vamos citar alguns detalhes que podem passar despercebidos aos olhos de quem não tem muita experiência na compra de pneus. Fique atento.

Uniformidade

Para garantir que os quatro pneus, mesmo que sejam da mesma marca e modelo, estejam com as mesmas medidas, ou seja, dentro dos padrões de uniformidade, é preciso que você se atente a alguns detalhes que vão influenciar diretamente no equilíbrio e, por consequência, na dirigibilidade e consumo de combustível.

Por isso é importante que você exija que os quatro pneus sejam do mesmo lote de fabricação, assim você minimiza a possibilidade de diferenças entre eles.

Lotes irregulares

Alguns fabricantes de pneus colocam como margem de tolerância um peso de 130 gramas de diferença entre os pneus do mesmo lote, e claro, você não vai perceber essa diferença e nem terá como avaliar, medir, pesar e etc.

O recomendado é que você aposte em marcas de boa qualidade para minimizar essa diferença entre os pneus. De qualquer forma, a probabilidade de haver diferença de peso entre os pneus do mesmo lote existe e cada fabricante trabalha com a sua própria margem de tolerância.

Fique atento, pois algumas marcas, mesmo que certificadas e regulamentadas podem trabalhar com uma margem de tolerância um pouco maior, devido ao controle de qualidade, que gera um custo considerável para empresas.

Portanto, pense bem antes de comprar aquele jogo de pneus bem mais barato do que a média.

Data de validade

Sim, pneus também têm data de validade e esse é um ponto que você deve ter muita atenção na hora da compra.

A verdade é que é muito pouco provável que alguma loja séria tente te vender um jogo de pneus fora do prazo de validade, mas existe uns detalhes que você precisa saber.

A questão é o armazenamento, se bem armazenados um pneu pode preservar todas as suas características por quatro, cinco anos. O problema é que não temos como saber se o armazenamento foi correto, portanto, procure não adquirir pneus com mais de três anos de fabricação.

Como escolher o pneu certo na hora da compra? Esteja atento ao indicador de desgaste

A sigla TWI – Tread Wear Indicators – indica o limite recomendável de rodagem de todos os pneus. Os sulcos que são responsáveis por drenar a água e evitar a aquaplanagem não podem ser inferiores a 1,6 milímetros de altura. Os pneus que estiverem abaixo dessa margem são considerados “carecas”, oferecendo assim um risco maior da perda de aderência com o solo e, consequentemente, do controle do veículo.

Quer verificar o estado do pneu do seu carro? Clique AQUI para baixar o medidor para ter certeza de que está rodando com segurança.

Baixe nosso checklist e descubra os 3 sinais que indicam a hora de trocar o pneu do seu carro.

E aí, gostou das nossas dicas, conhece algum outro detalhe importante que deixamos de mencionar? Compartilhe conosco nos comentários algo que você ache importante e que ficou de fora do nosso texto.

6 Comentários

  1. Marlene disse:

    Boa tarde, a pemaza trabalha com pneus de caminhão.

  2. Francinaldo cersar disse:

    ola boa tarde trabalho com carros pesado compro lanternas. E lampadas.

  3. Idelstufano disse:

    Oi boa noite estou procurando trocar meus aros do meu camiao por umos 17.5 e peneus tambem. Eu poso olear em site?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *