O Freio Pneumático e Seus Componentes
O freio pneumático e seus componentes
18 de junho de 2017
Quando devo trocar as pastilhas de freio?
Quando devo trocar as pastilhas de freio?
20 de junho de 2017
Como Funciona o Freio de Mão?

Como Funciona o Freio de Mão?

Como funciona o freio de mão?

Você sabe como funciona o Freio de Mão? O freio de mão, conhecido também como freio de emergência ou freio de estacionamento, na prática é um freio secundário ao sistema de freio e tem como função manter o veículo parado quando o veículo já se encontra imobilizado, com o motor desligado ou não.

Esse sistema atua somente nas rodas traseiras e aciona as lonas mecanicamente através de cabos que são tensionados pela alavanca de freio.

Nele, temos um botão de acionamento que só deve ser pressionado para destravar o freio, pois, se puxar o freio pressionando o botão pode causar estrangulamento. Além disso, não se deve puxar a alavanca com muita força pois também causa o estrangulamento danificando assim o sistema interno desse freio.

Cuidados com o freio de estacionamento

Geralmente recomenda-se fazer a manutenção preventiva a cada 15 ou 20 mil quilômetros. Quando o freio começa a perder sua eficiência a luz do sistema de freio permanece acesa, mesmo até com o veículo em movimento.

Agora você já sabe como funciona o freio de mão, compartilhe esse post com seus amigos.

Caso precise comprar alguma peça para o seu veículo, aproveite nossas ofertas e visite uma de nossas lojas! Clique AQUI para localizar a mais próxima de você.

Quer receber ofertas exclusivas por email? Faça seu cadastro AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *