Saiba o que é a Caixa de Direção
Saiba o que é a Caixa de Direção
24 de Maio de 2017
Você sabe o que são Barras de Reação?
Você sabe o que são Barras de Reação?
28 de Maio de 2017
Cuidado com o sistema de direção hidráulica

Cuidado com o sistema de direção hidráulica

Por ser mais complexo, o sistema de direção hidráulica requer um pouco mais de cuidado e atenção devido à quantidade de peças que o compõe.

Os sinais que o sistema apresenta quando está com defeito é o vazamento do óleo que ocorre quando a cremalheira está oxidada, riscada ou com a vedação danificada por impurezas ou por desgaste natural.

O pior que pode acontecer ao sistema de direção hidráulica é falta de lubrificação na bomba, que, além de causar um barulho incômodo, pode danificar a direção, fazendo ela ficar enrijecida. Quando isso acontece, o mecanismo pode travar, causando a parada de todo o sistema e deixando o carro quase impossível de ser controlado. Por isso, o nível do óleo precisa estar sempre no nível adequado e isso é muito fácil de observar, já que geralmente vem indicando na tampa do reservatório a marca do nível em que o óleo precisa estar. Além da troca do fluido hidráulico (óleo), é importante fazer também o alinhamento e a troca da correia do motor que aciona a bomba hidráulica

Atenção

Em alguns casos, o volante tem dificuldade de retornar. Isso significa que a coluna da direção está sem lubrificação ou que algum mecanismo está solto ou com desgaste. Nesses casos, as rodas também devem ser verificadas pois podem estar desalinhadas.

Se o óleo ficar acima ou abaixo do nível a direção ficará pesada. Outros fatores contribuem para isso, a exemplo da correia que pode estar frouxa, os terminais e pivôs desgastados ou danificados, as mangueiras obstruídas, a válvula danificada, interferência da coluna de direção ou quando houver cavitação (presença de ar no sistema).

Se você ouvir ruídos hidráulicos, é importante analisar se a mangueira de pressão está bem aplicada no veículo, analisar o nível do fluido (óleo). Se tudo isso estiver de acordo, o defeito pode estar na válvula da bomba. Se houver barulho agudo constante, é importante checar se a correia está fora de tensão.

Por todos esses motivos é importante ficar de olho no nível do óleo e se há vazamento, pois esse tipo de problema acaba danificando alguns componentes da suspensão.

Um cuidado importante é fazer a limpeza do sistema, que é feito em casos onde o óleo está vencido ou sujo e pode danificar a bomba, que logo apresentará folgas. Destacamos que para fazer uma boa limpeza no sistema são necessários três litros de óleos, e, ao fazer a troca do óleo é preciso trocar também o reservatório, já que ele possui um filtro em seu interior que, com o tempo, acumulará sujeira e resíduos e não é possível fazer a limpeza.

Para concluir, sempre tenha atenção para uma sinalização de luz de advertência no painel do caro que, se persistir acessa, indica defeito de funcionamento da direção hidráulica. Nesses casos, o recomendado é fazer a verificação em todo o sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *