5 DICAS SIMPLES PARA VOCÊ ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

    11/02/2020

    5 DICAS SIMPLES PARA VOCÊ ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

    Separamos 5 dicas simples para você economizar combustível. Elas são ideais para você que dá valor a cada quilômetro a mais rodado no seu dia a dia e quer ou precisa economizar combustível. Uma das grandes preocupações de todo motorista é o gasto com combustível que a cada ano fica mais caro e com reajustes em períodos cada vez mais curtos. Para piorar, o veículo quando não recebe a manutenção adequada pode consumir mais combustível do que deveria.

    5 dicas simples para você economizar combustível

    Cuidado com a aceleração:

    Tenha moderação ao dirigir e evite acelerações bruscas e prolongadas. Ao forçar o motor, a queima de combustível acontece de forma mais rápida. É possível também que o carro apresente oscilação incomum na aceleração seja ao menor toque do acelerador ou a perda de força quando estiver em movimento.

    • Nesse caso, consulte o quanto antes o mecânico de sua confiança para que analise possíveis falhas no veículo.

    Ar condicionado:

    Na cidade, o carro gasta em média de 10% a 20% mais com o ar condicionado ligado, pois ele aumenta o consumo de combustível, especialmente em baixas velocidades.

    • Como vivemos num país tropical, é mais difícil abandonar esse hábito, mas se você deseja economizar evite utilizar o ar condicionado com tanta frequência.

    Janelas fechadas:

    Já ao trafegar em estradas, a situação é inversa.

    • Tente manter as janelas fechadas, pois a resistência do vento aumenta o consumo de combustível.

    Pneus:

    A boa conservação dos pneus é fundamental para uma condução segura e econômica.

    • Verifique regularmente a pressão dos pneus e, se necessário, faça a calibragem de acordo com o período indicado no manual.

    Redução de peso:

    Quanto mais leve o carro estiver, menos combustível irá consumir.

    • Evite carregar itens desnecessários na mala ou na carroceria.

    No mais, pratique uma condução sensata. Preste bastante atenção ao trânsito, tente prever as ações de outros motoristas para evitar frenagens bruscas e faça manutenção regularmente no seu carro para manter a eficiência do motor e evitar maiores gastos.