A VIDA ÚTIL DO AR CONDICIONADO DO SEU CARRO

    11/02/2020

    A VIDA ÚTIL DO AR CONDICIONADO DO SEU CARRO

    Descubra como prolongar a vida útil do ar condicionado do seu carro 

    O ar condicionado do carro é uma ferramenta que pode ser de grande ajuda em dias quentes, quando o sol está forte e os termômetros marcam grandes temperaturas. Hoje, é difícil encontrar um carro que não possua sistema de ar condicionado.

    Mas tão importante quanto a funcionalidade desse sistema, é saber cuidar dele, evitando danos e problemas decorridos do mal uso. Você sabe como cuidar do ar condicionado do seu carro?

    Vamos te dar algumas dicas do que você pode fazer para prolongar a vida útil do ar condicionado do seu carro e evitar ter que levá-lo para manutenção frequentemente.

    Como prolongar a vida útil do ar condicionado do carro?  

    Na hora da partida  

    Existem opiniões e recomendações diferentes quanto à hora da partida do veículo. Alguns dizem que ligar o carro com o ar condicionado já ligado é prejudicial, ao passo que outros defendem que existem componentes específicos para suportar esta função.

    A verdade é que alguns carros mais modernos, com menos de 10 anos de fabricação, podem apresentar um dispositivo que controla a eletricidade da bateria enquanto é dada a partida no carro.

    Assim, se o ar condicionado estiver ligado no momento da partida, ele sofre uma ligeira pausa para que o sistema elétrico se dedique à partida e, sem seguida, volta a funcionar normalmente.

    Porém, nos carros que não possuem este dispositivo, ligar o carro enquanto o ar condicionado está ligado pode sim contribuir com o desgaste, já que isso exige mais do compressor (que é o que gela o ar) e, portanto, não é recomendado fazer isso.

    Se você não sabe se o seu carro tem ou não este dispositivo, a melhor opção é continuar a ligar o carro primeiro e o ar condicionado depois. A rotação do motor deve estar baixa para que você ligue o ar condicionado sem problemas.

     

    Use com frequência  

    Assim como a bateria do carro, o ar condicionado é outro sistema que, quando não é utilizado, começa a perder sua eficiência. Por isso, uma das melhores formas de prolongar a vida útil do ar condicionado do seu carro é utilizando ele frequentemente, ao menos 2 vezes por semana.

    Isso porque o sistema de ar condicionado possui um óleo usado para lubrificar seus componentes enquanto é ativado. Se você deixar o ar condicionado desligado durante muito tempo, o sistema todo resseca, causando um desgaste maior da próxima vez que você for ligar.

    Além disso, bactérias e fungos podem se acumular na tubulação, o que também pode ser prejudicial não somente para o carro, mas para os passageiros e o motorista. A circulação do ar ajuda a evitar isso, fazendo com que demore mais para que esses microrganismos apareçam.

    Por isso, mesmo nos dias mais frios, é recomendado ligar o ventilador em temperatura mínima para circular o ar dentro da tubulação e dentro do veículo.

     

    Deixe o calor sair naturalmente primeiro  

    Quando o carro fica muito tempo sob o sol, o primeiro impulso que temos ao entrar é ligar o ar condicionado no máximo para refrescar. Porém, isso pode exigir uma força muito grande dos componentes, causando desgaste exagerado.

    Antes de ligar o ar condicionado, abra as janelas e deixe o ventilador ligado no mínimo. Ligue o ar condicionado apenas depois que a temperatura do interior do carro baixar. Assim, você estará prolongando a vida útil do ar condicionado do seu carro ao evitar um grande esforço por parte dele.

     

    Troque o filtro de ar  

    O filtro de ar normalmente está localizado atrás das saídas de ar no painel. A função dele é filtrar o ar que passa para garantir a sua qualidade dentro da cabine do carro. Com o tempo, esse filtro acumula poeira, fungos e bactérias.

    O tempo de troca varia conforme o fabricante e o uso. Carros que circulam em grandes centros ou em áreas sem asfalto tendem a precisar de uma troca mais frequente. O recomendado é verificar a situação do filtro a cada 20 mil km rodados, ou a qualquer sinal de mal cheiro ao ligar o ar condicionado.

    Se ele estiver predominantemente branco, ainda está em boas condições. Porém, se apresentar manchas ou poeira, já é hora de fazer a troca. Você pode adquirir um filtro novo em lojas especializadas e fazer a troca consultando o manual do carro. Porém, para prolongar a vida útil do ar condicionado do seu carro, é altamente recomendável que você contrate um profissional.

     

    Manutenção da tubulação  

    Quando você precisar trocar o filtro de ar do carro, um profissional pode também realizar a manutenção da tubulação. Com o tempo, mesmo que você use frequentemente o ar condicionado e troque o filtro, os fungos e bactérias aparecem.

    Se o mal cheiro persistir após a troca do filtro, é um claro sinal de que é hora de realizar a limpeza da tubulação. Empresas especializadas em ar condicionado realizam essa limpeza colocando uma máquina que libera ozônio dentro do carro com o ar condicionado ligado.

    O ozônio elimina o oxigênio, que é fundamental para a vida desses microrganismos. Assim, os fungos e bactérias morrem e são eliminados pelo ar.

    Uma alternativa que você tem é utilizar um spray que pode ser comprado em lojas especializadas. Porém, o spray não garante a mesma eficácia da limpeza feita por profissionais especializados.

    Ele pode sim ajudar a prolongar a vida útil do ar condicionado do seu carro, mas eventualmente será necessário realizar a limpeza com ozônio.

     

    Recapitulando – Como prolongar a vida útil do ar condicionado do seu carro 

    • Evite ligar o carro com o ar condicionado ligado. Ligue primeiro o motor e, depois, o ar condicionado. Da mesma forma, desligue primeiro o ar condicionado, e depois o motor;
    • Use o ar condicionado pelo menos 2 vezes por semana, mesmo que na temperatura mínima, para que seus componentes não fiquem ressecados;
    • Ao entrar no carro, deixe o calor sair abrindo as janelas e ligando o ventilador antes de ligar o ar condicionado;
    • Troque o filtro de ar frequentemente. Verifique suas condições a cada 20 mil km rodados;
    • Use spray para matar fungos e bactérias. Eventualmente, será necessário realizar a manutenção com ozônio.

    Seguindo estas dicas, você já consegue prolongar a vida útil do ar condicionado do seu carro e evitar manutenções muito frequentes.

    Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos para que eles também saibam o que fazer!