AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO: 6 DICAS DE UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO

    27/01/2019

    AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO: 6 DICAS DE UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO

    O ar condicionado automotivo é um item de conforto para condutores e passageiros, visto que as temperaturas estão cada vez mais elevadas.

    No entanto, para manter o ar condicionado é preciso alguns cuidados na utilização e manutenção preventiva correta.

    Então deixamos cinco dicas que ajudarão você a manter o seu ar condicionado sempre limpo e em boas condições de conservação. Dá uma conferida abaixo.

    Cadastre-se para receber dicas e ofertas por e-mail AQUI!

    1 – Antes de tudo, consulte o manual do fabricante do seu ar condicionado automotivo

    É muito importante que, antes de qualquer manutenção ou utilização, ver o que diz o manual do seu ar condicionado automotivo.

    Além de ter todas as informações necessárias para o uso correto da peça, você tem acesso às informações mais técnicas do ar condicionado. Considere sempre esse manual.

    2 – Verifique a lubrificação de todos os componentes

    Evite deixar o ar condicionado automotivo muitos dias sem funcionar. Isso compromete a lubrificação dos componentes da peça e, consequentemente, o funcionamento deles.

    Pelo menos uma vez por semana, deixe o ar condicionado ligado por cerca de 10 minutos, para que o ar circule pelo mecanismo interno do veículo e promova a lubrificação que o sistema precisa.

    3 – Faça a limpeza do sistema de ar

    A limpeza do ar condicionado deve ser feita pelo menos uma vez por ano. A limpeza da peça faz com que a vida útil do sistema se mantenha como o previsto pelo fabricante.

    Além disso, manter o ar condicionado automotivo limpo promove mais saúde para o condutor e passageiros. Quando o sistema de ar está sujo, há uma queima maior de combustível comprometendo o ar interno.

    4 – Troque o filtro sempre

    Assim como é importante fazer a limpeza de todo o sistema, é fundamental que haja a troca periódica do filtro do ar condicionado.

    O filtro é importante para bloquear a passagem de resíduos e diversas outras impurezas que vêm da rua. Quando esse filtro está sujo, velho ou danificado, essas impurezas passam com mais frequência e podem comprometer a saúde do condutor e passageiros.

    5 – Revise e troque o gás do ar condicionado automotivo

    O gás do ar condicionado também é um componente fundamental para a boa qualidade do ar eu circula em seu veículo.

    É importante que você sempre revise e troque esse gás a cada três anos. Mesmo sem o uso frequente do ar condicionado automotivo, a troca se faz necessária.

    6 - Barulhos e odores não são normais

    Barulhos vindo da saída do ar condicionado, assim como os odores, não são normais. Procure um profissional de sua confiança para verificar a manutenção do sistema de ar.

    Agora você já descobriu como utilizar e fazer a manutenção correta do ar condicionado automotivo. Se ficou alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!