CARRO PARADO: 4 CUIDADOS PARA EVITAR PROBLEMAS

    05/01/2018

    CARRO PARADO: 4 CUIDADOS PARA EVITAR PROBLEMAS

    Durante as férias muitas pessoas deixam o carro parado em casa para viajar.

    No passado era comum ouvirmos que para evitar problemas com o carro parado na garagem era preciso dar partida nele todos os dias ou alguns dias por semana e deixa-lo esquentar. Hoje  dia isso mudou, mais ainda é necessário tomar alguns cuidados. Veja quais são a seguir.

    Por quanto tempo vai deixar seu carro parado?

    Essa informação é muito importante e vai influenciar nos cuidados que você deve ter. Caso vá ficar fora e deixar o carro parado por até duas semanas, não precisa se preocupar tanto. Os danos começam a serem causados após 20 ou 30 dias sem uso. Ainda assim, alguns pequenos cuidados devem ser tomados:

    – Limpe todo o carro, por dentro e por fora. Você vai ajudar a manter a pintura em bom estado e evitar a proliferação de insetos dentro do veículo.

    – Confira se não há restos de comida ou líquido e certifique-se de que todos os compartimentos estão secos. As manchas de bebida e comida ficam mais difíceis de serem tiradas com o passar do tempo.

    – Encere a carroceria para evitar que a sujeira externa grude na pintura e guarde o carro em um local coberto, bem ventilado e longe do sol. Para quem não tem área coberta uma boa alternativa é a capa automotiva. Ela deve ter entrada de ventilação e um forro que não grude na lataria em caso de chuva.

    Já para períodos muito longos, como seis meses ou mais, os cuidados são mais específicos e, nesse caso, é melhor consultar o mecânico de sua confiança. Ele fará uma análise específica, de acordo com a rotina de uso e tipo de veículo que você tem.

    A sua viagem vai durar durar cerca de 20, 30 ou 40 dias? Ou seu automóvel ficará parado por algum outro motivo durante esse período? Então, veja nossas dicas a seguir.

    4 cuidados antes de manter o carro parado

    Mangueiras e correias

    A falta de uso pode ressecar ou rachar as mangueiras e correias. O recomendado, para grande parte dos veículos é trocar a correia a cada seis meses. Os limpadores de para-brisa também pedem atenção. Antes de viajar, deixe-os levantados. Isso evitará que a palheta grude e resseque no contato com o vidro.

    Combustível

    Esvazie o tanque do carro antes de viajar. Muitos proprietários deixam o carro parado e se esquecem de tirar o combustível do tanque. A gasolina pode formar uma gosma que obstrui os filtros, entope os injetores e até os carburadores, se o veículo for mais antigo.
    Com o etanol pode acontecer o mesmo, mas levará um pouco mais de tempo. Esvazie o tanque de partida a frio também.

    Pneus

    Os pneus podem se deformar caso estejam com a pressão inadequada. Além disso, mesmo sem estarem em movimento, os pneus vão esvaziando por causa do peso do veículo. Caso pretenda deixar o seu carro parado por mais de um mês encha os pneus com a pressão indicada para carga máxima do seu manual.

    Óleo

    O óleo parado por muito tempo pode coalhar e perder suas características de lubrificação. Antes de viajar e deixar seu carro parado na garagem, leve-o para trocar o óleo do motor, do fluído de freio e o filtro.