CHECK-LIST: NÃO PEGUE A ESTRADA SEM CONFERIR

    12/01/2018

    CHECK-LIST: NÃO PEGUE A ESTRADA SEM CONFERIR

    Durante o período de férias, nos finais de semana e feriados, muitas pessoas viajam de carro. Pegar o carro e ir viajar é tão comum que muitas pessoas esquecem de fazer uma revisão preventiva no carro. Então preparamos esse Check-list para você. Não pegue a estrada sem conferir!

    Mesmo que seu veículo tenha passado por uma revisão recentemente, é importante levá-lo ao mecânico para conferir se está tudo certo. Neste artigo, você vai conferir um check-list completo do que deve ser vistoriado.

    Porque é importante fazer revisão antes de viajar?

    A revisão preventiva vai identificar possíveis problemas que o seu carro poderia apresentar durante uma viagem. Muitas pessoas acreditam que por terem feito uma revisão periódica há alguns meses ou recentemente, não é necessário fazer antes de uma viagem. Essas pessoas estão muito enganadas.

    A partir do momento que você tira o seu carro da oficina ele pode sofrer o desgaste de alguma peça, seja por mau uso, defeito ou desgaste pela frequência de uso.

    Quando viajamos o comum é dirigirmos por longos períodos sem parar. Nesse período uma peça ou componente que ia apresentar problemas só daqui uns dias ou meses pode ser danificado.

    Por via das dúvidas, não coloque a sua vida e a de sua família ou amigos em risco.

    A seguir veja o que ele deve avaliar em seu veículo antes de você viajar.

    Check-list: não pegue a estrada sem conferir esses 7 itens que devem ser conferidos

    1) Óleo

    Um motor mal lubrificado pode causar grandes danos financeiros para o dono de um veículo. Viajar com um óleo velho ou abaixo do nível indicado pode fundir o motor do seu carro e causar um grande prejuízo.

    Na oficina, o óleo do motor será verificado ainda quente. Caso ele esteja abaixo do nível indicado, escuro e gelatinoso, é porque passou da hora de trocar.

    2) Fluido de transmissão

    Deve estar limpo e sem flocos de metal. Esse componente é responsável por manter as engrenagens do veículo em perfeito funcionamento.

    3) Bateria

    As baterias têm tempo de vida determinado que costumam ser de 5 a 7 anos, mas isso pode variar de acordo com o modelo do veículo. Para verificar esse item, o mecânico deve usar um voltímetro.

    No caso de corrosão, o carro deve estar desligado e a bateria desconectada para ser limpa.

    4) Filtro de Ar

    Os filtros de ar devem ser limpos antes de uma viagem. Esse componente deve ser mais claro e limpo, se estiver escuro deve ser substituído.

    5) Pneus

    Os pneus não podem estar gastos. A diferença de desgaste entre um e outro pode significar a falta de alinhamento. É indicado também fazer o balanceamento dos pneus, pois se não estiver balanceado corretamente o volante começa a tremer ao você alcançar uma velocidade acima de 80km. E não esqueça de verificar o estepe.

    6) Luzes

    O sistema de iluminação do veículo deve estar funcionando perfeitamente. Faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas devem ser testados e trocados caso apresentem falha.

    7) Radiador

    Responsável por manter o motor frio, o radiador deve estar sempre com água. Durante o teste, o mecânico verificará se a água não está secando muito rápido.

    8) Discos e pastilhas de freio

    Essa é uma das principais dicas, pois pode salvar sua vida. O sistema de freio em bom estado vai garantir a sua segurança e da sua família, portanto não vacile, verifique os discos e as pastilhas de freio antes de sair.

    Depois de conferir se todos os itens estão em perfeito funcionamento, você pode pegar o seu veículo e viajar. Ah! Quer verificar o estado do pneu do seu carro?