COMO FUNCIONA O FREIO A TAMBOR?

    27/06/2017

    COMO FUNCIONA O FREIO A TAMBOR?

    Como Funciona o Freio a Tambor?

    O freio a tambor tem um funcionamento parecido com o disco de freio, com a diferença que agora a pinça pressionará as sapatas, que possuem as lonas fixas como material de atrito contra o tambor. O tambor é fixado na ponta do eixo que é parafusado à roda, portanto, quando as sapatas são pressionadas contra a superfície interna do tambor, as rodas também perdem velocidade. Os tambores geralmente são usados nas rodas traseiras, onde o veículo não precisa de tanta força.

    Em caso de desgaste os tambores podem ser retificados para ficar novamente lisos. É importante observar a espessura mínima do fabricante. Geralmente, ao passar duas vezes pela retífica, essa espessura já é atingida.

    Agora que você já sabe como funciona o freio a tambor, também pode se interessar em saber como identificar e evitar desgastes nas pastilhas de freio.

    Grupo PMZ oferece uma ampla variedade de peças automotivas, além de serviços de excelência para você. Somos a maior rede de peças e pneus do Norte e Centro-Oeste do Brasil. Sempre tem uma loja PMZ mais perto de você. Clique no LINK e encontre a sua.