FILTROS DO CARRO: TIPOS E QUANDO TROCAR

    07/12/2019

    FILTROS DO CARRO: TIPOS E QUANDO TROCAR

    Filtros do carro: tipos e Quando Trocar

    Os filtros do carro são importantes para diversas peças do seu veículo, como o motor. No entanto, é comum que condutores esqueçam de trocar a peça ou, até mesmo, saibam o prazo para que isso aconteça.

    Nós destacamos neste post os principais tipos de filtros de um carro e quando trocar cada um deles. Dá uma conferida.

    Tipos de filtros de carro

    Os filtros existem para conservar algumas peças de seu carro e, consequentemente, preservar a vida útil delas. Vamos conhecer mais sobre os tipos de filtros presentes no seu veículo?

    Filtro de combustível

    O álcool e a gasolina, ao serem queimados, soltam algumas impurezas que podem comprometer a vida útil do motor. O filtro de combustível vem com o papel de reter esses resíduos, além de outros como ferrugem, sujeira do tanque, pó, etc, que chegam ao bico do injetor e à bomba de combustível.

    Filtro de ar

    Enquanto o carro está em movimento, o ar passa muitas impurezas para o motor, podendo comprometê-lo completamente. O filtro de ar vem como um bloqueador dessas impurezas evitando que os resíduos cheguem à câmara de combustão e cause problemas como o aumento do consumo de combustível, perda da força do motor, etc.

    Filtros de óleo

    Assim como os filtros de carro citados acima, o filtro de óleo também existe para reter as impurezas, dessa vez, geradas pela combustão do óleo do motor. Um filtro de óleo vencido danifica peças como cilindros, anéis, pistão, válvulas e, em casos mais graves, pode fundir o motor.

    Filtro de ar condicionado

    O filtro de ar condicionado tem, basicamente, a mesma função do filtro de ar comum. Ele filtra as impurezas do ar que vem da rua, evitando que passe para dentro do veículo. Outra função importante dessa peça é eliminar odores externos.

    Quando trocar os filtros do carro

    Cada um dos tipos de filtros do carro, que citamos no tópico anterior, tem um prazo de validade. Claro que o uso e a conservação do veículo podem contribuir para esse prazo aumentar ou diminuir.

    É importante também que o condutor sempre verifique o que diz o manual do fabricante do seu veículo. As informações mais precisas sobre cada uma das peças sempre está lá!

    Abaixo listamos as validades dos filtros do carro:

    • Filtro de combustível: o prazo recomendado para troca é a cada 10 a 15 mil quilômetros rodados;
    • Filtro de ar: a troca indicada é a cada 10 mil quilômetros rodados. É importante lembrar que esses filtros não podem ser limpos – como alguns mecânicos indicam -;
    • Filtro de óleo: também a cada 10 a 15 mil quilômetros rodados. O mais indicado, porém, é que ele seja trocado juntamente com o óleo;
    • Filtro de ar condicionado: o indicado é a cada 20 mil quilômetros rodados. No entanto, dependendo de onde o motorista more, esse prazo pode diminuir bastante. Há cidades que são muito mais poluídas e comprometem mais rápido a peça.

     

    Agora que você já sabe o bastante sobre filtros do carro. O que acha de continuar no nosso blog e conferir outros conteúdos? Acesse o blog do Grupo Pemaza.