MITOS E VERDADES SOBRE O AMORTECEDOR DO CARRO

    24/05/2018

    MITOS E VERDADES SOBRE O AMORTECEDOR DO CARRO

    Como a hora de trocar o amortecedor do carro é um assunto que gera muita dúvida, existe uma série de mitos e verdades que foram formados pelo boca a boca e que vamos esclarecer agora. Acompanhe!

     

    Rodar pela terra desgasta mais rápido?  

    Verdade! Não apenas pela trepidação excessiva, mas também pela poeira e sujeira que podem entrar nos componentes, além das pedras e pedregulhos que podem atingir as peças.

     

    Passar por lombadas e valetas na diagonal evita o desgaste? 

    Mito! A prática é ainda mais desgastante do que passar em linha reta, devido à torção que gera forças laterais nos componentes. Isso pode ocasionar uma movimentação incorreta, levando a ruídos, folgas excessivas, empenamentos e até o total travamento das peças.

     

    O amortecedor do carro deve ser trocado aos pares, mesmo que somente um deles esteja danificado? 

    Verdade! Se apenas um dos amortecedores de cada par for trocado, o outro pode receber sobrecarga devido ao maior tempo em uso. Além disso, esse desequilíbrio é capaz de prejudicar a dirigibilidade e o conforto. O ideal é substituir todos os amortecedores de uma vez só, ou, pelo menos, de par em par (dianteiro e traseiro).

     

    Amortecedor do carro recondicionado é tão bom quanto um novo?  

    Mito! As peças recondicionadas não possuem eficiência alguma e a recuperação das mesmas não existe, de forma que muitas vezes é feita apenas a pintura do componente, sendo um risco iminente ao consumidor. O ideal é procurar sempre profissionais conceituados e desconfiar de orçamentos muito baixos.

     

    Amortecedor desgastado aumenta a distância de frenagem do veículo?  

    Verdade! Amortecedores com problemas de desgaste aumentam consideravelmente a distância de frenagem. Em testes feitos por uma grande fábricante, amortecedores com 50% de desgaste tiveram um aumento na distância de frenagem de 2,6 metros, a 80 km/h.

     

    Amortecedor desgastado deixa o motorista mais cansado?  

    Verdade! Quando os amortecedores estão desgastados, o motorista tem mais dificuldade em realizar as manobras devido à trepidação excessiva e instabilidade das rodas.

    Agora que você já sabe qual é a hora de trocar os amortecedores do seu carro, fique atento aos sinais e não hesite em procurar um profissional para fazer uma avaliação.