QUAL A FUNÇÃO DA BATERIA DO CARRO E COMO CONSERVÁ-LA?

    22/08/2018

    QUAL A FUNÇÃO DA BATERIA DO CARRO E COMO CONSERVÁ-LA?

    Qual a função da bateria do carro e como conservá-la?

    Os componentes de um automóvel podem ser mais enigmáticos do se parece. Muitos motoristas não sabem ao certo qual a função da bateria do carro, por exemplo. A bateria é uma peça chave e é importante ter o conhecimento a respeito de seu funcionamento.

    Inclusive, este é um dos componentes que causa mais aborrecimento quando não funciona como esperamos. Portanto, devemos saber o que fazer para conservar a bateria, além de saber qual sua função.

    No post de hoje, vamos abordar todas essas informações. Acompanhe!

     

    Qual a função da bateria do carro?

    A bateria do carro é um equipamento que transforma energia mecânica em energia elétrica, armazena e, em seguida, distribui essa energia. A bateria é recarregável, e sua recarga é feita geralmente com o veículo ligado.

    Sua função principal é distribuir energia elétrica para todos os componentes do carro que precisem dela, como faróis, luzes interiores, sistema de ar-condicionado, som automotivo, entre outros.

    A ignição (partida) também precisa de energia elétrica, de forma que quando a bateria se encontra descarregada, é provável que seja impossível ligar o carro. Isso costuma causar muito aborrecimento por parte dos motoristas, mas existem medidas bem simples para evitar a descarga total. Falaremos disso mais adiante.

     

    Como ocorre a recarga da bateria?

     

    Já sabemos que a função da bateria do carro é fornecer energia elétrica e que ela é recarregável, mas como acontece essa recarga?

    A bateria é composta por elementos acumuladores (6 no total) que ficam submersos em uma solução condutora de energia. Esses elementos geram 2,2V (Volts) cada um, e ficam todos interligados, de forma a totalizar 12V (com folga de alguns volts) para um funcionamento adequado.

    Quando o motor está ligado, um componente chamado de alternador capta energia mecânica e a transforma em corrente elétrica, passando esta corrente para a bateria e a recarregando. Com o funcionamento do motor, o alternador recarrega a bateria enquanto o carro estiver ligado e, portanto, não é possível recarregar a bateria com o motor desligado.

    Também é por este motivo que, ao deixar componentes elétricos em funcionamento com o carro desligado, o consumo da bateria é maior. Deixar o som ligado com o motor sem funcionamento pode drenar toda a carga em poucas horas.

    Se isso acontecer, uma alternativa para recarregar a bateria é fazer uma transferência de energia de uma bateria de outro carro para o seu, procedimento popularmente conhecido como “chupeta”.

    Porém, melhor do que ter que fazer isso é preservar a energia da bateria, certo? Então vamos te dar algumas dicas de como fazer isso e manter sempre a energia a bons níveis.

     

    Como conservar a energia da bateria?

     

    Depois de saber qual a função da bateria do carro, vamos aprender a como conservar sua energia. São dicas simples, mas que, quando seguidas, trazem bons resultados e inclusive podem estender a vida útil da bateria do seu carro.

     

    Economia é a chave 

     

    A principal medida a ser tomada é ter em mente que economizar vai te poupar dores de cabeça. Então, evite deixar luzes acesas, ar-condicionado ou som automotivo ligados com o carro desligado.

    Dependendo da capacidade da bateria e da exigência dos componentes elétricos, a energia pode ser descarregada em poucas horas. O que seria um passeio agradável pode se tornar um grande aborrecimento se você tiver que chamar um guincho.

    Deixe para ligar os equipamentos elétricos com o carro em funcionamento.

     

    Ar-condicionado após a ignição 

     

    Há controvérsias nessa regra e nós vamos explicar o porquê. A recomendação mais utilizada é para ligar o ar-condicionado somente depois de dar a partida no carro, já que a ignição com o ar-condicionado ligado pode puxar muita energia da bateria e ocasionar falhas.

    Porém, alguns modelos de automóveis mais modernos permitem que o ar-condicionado seja ligado até mesmo antes da partida, sem ocasionar maiores problemas. Nossa recomendação é verificar o manual do fabricante e conferir a informação você mesmo.

    Em caso de dúvida, deixe para ligar o ar-condicionado somente após a ignição. O incômodo do calor ao entrar no carro pode não ser superior ao incômodo de uma bateria falhando antes do tempo.

     

    Não esqueça seu carro na garagem 

     

    Carros parados também sofrem danos na bateria. Quando os componentes não são ativados com certa frequência, eles podem perder sua eficiência, como um músculo que não é exercitado.

    O recomendado é ligar o carro pelo menos 2 vezes por semana, mesmo que você não vá sair com ele. Isso mantém os componentes trabalhando e evita a descarga da bateria, que pode ocorrer com o tempo, até mesmo com o carro totalmente parado e sem componentes elétricos funcionando.

     

    Verifique os níveis de água em baterias não seladas 

     

    Existem baterias seladas e não seladas. As seladas não necessitam de reposição de água, já que nenhuma água é perdida. Porém, as não seladas podem perder água conforme a bateria trabalha.

    Verifique os níveis de água e complete até que o líquido cubra completamente as placas, porém sem transbordar. Só deve ser utilizada água destilada e nenhum outro tipo de líquido.

     

     

    Mantenha a bateria sempre limpa 

     

    Com o tempo, os terminais da bateria acumulam resíduos de oxidação provenientes dos conectores e dos próprios terminais. Essa sujeira esverdeada é chamada de zinabre. Para manter a bateria em melhor funcionamento, é preciso limpar o zinabre.

    Isso pode ser feito com uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Com o carro desligado, passe a solução sobre o zinabre. Isso deve formar uma espuma que deve ser limpada com um pano seco. Confira bem a conexão com os cabos após a limpeza

    Agora você já sabe qual a função da bateria do carro e como conservar sua energia. Verifique sempre as recomendações do fabricante e compartilhe esse post com seus amigos.

    Caso precise substituir a bateria do seu veículo, aproveite nossas ofertas e visite uma de nossas lojas!