SAPATA DE FREIO: O QUE É E PARA QUE SERVE

    25/05/2019

    SAPATA DE FREIO: O QUE É E PARA QUE SERVE

    Sapata de freio: o que é e para que serve

    Mesmo com toda tecnologia desenvolvida nos dias de hoje, o sistema de freio a tambor ainda é amplamente utilizado. Entre as peças que fazem parte desse sistema, a Sapata de freio é uma das mais importantes.

    No post abaixo nós contaremos o que é e para o que serve a Sapata de freio. Confira e também veja dicas de como identificar a hora exata de trocá-la.

    Como funciona o sistema de freio a tambor?

    Antes de explicar sobre a Sapata de freio, precisamos que você entenda melhor como funciona o sistema de freio a tambor.

    Basicamente, o sistema de feio a tambor é formado por um tambor – também chamado de panela -, feito a partir do ferro fundido que contém um conjunto de peças em seu interior. Sempre que o motorista pisa no pedal do freio, essas peças geram um atrito entre si, fazendo com que a frenagem seja mais segura e confortável.

    O sistema de freio a tambor comumente é instalado nas rodas traseiras, pois exercem uma pressão maior e uma frenagem mais rápida.

    O que é a Sapata de freio?

    Dentro do tambor você encontra duas Sapatas de freio. Essas peças têm a responsabilidade de receber toda a força de atuação do cilindro de roda e fazer a pressão sobre as lonas contra o tambor.

    A ação descrita acima, gera um atrito que ocasiona a desaceleração das rodas e, consequentemente, do veículo.

    Tipos de Sapata de freio

    São dois tipos de Sapata de freio existentes no sistema de freio a tambor:

    • Sapata primária: quando a aplicação da força é no mesmo sentido da rotação do tambor. A Sapata primária causa um atrito mais forte, pois promove um contato maior da lona com o tambor;
    • Sapata secundária: a Sapata secundária é o oposto da primária. Dessa vez, a aplicação da força é no sentido oposto da rotação do tambor. O atrito aqui é menor, mas é bastante eficiente.

    Manutenção e Regulagem das Sapatas de Freio

    Assim como todas as peças do seu carro, a Sapata de freio precisa de uma manutenção preventiva e regulagem.

    O indicado é que você revise a peça a cada 30 mil quilômetros rodados e faça a regulagem completa. Dessa forma a eficiência da Sapata de freio não se perde rapidamente e a vida útil da peça é maior.

    Claro que, se antes dos 30 mil quilômetros você sentir a frenagem comprometida ou ruídos na peça, deve procurar o seu mecânico.

    É importante também que você consulte o manual do fabricante para conhecer mais especificações sobre a troca, manutenção e regulagem da Sapata de Freio.

    Agora que você entendeu melhor o que é a Sapata de freio, não deixe de conferir se a peça está em ordem! Se ficou alguma dúvida, basta deixar um comentário abaixo que nossa equipe está pronta para lhe ajudar. Você ainda pode acessar outros conteúdos com ótimas dicas sobre manutenção preventiva do seu veículo.