SISTEMA DE EMBREAGEM – PRINCIPAIS CUIDADOS

    09/12/2019

    SISTEMA DE EMBREAGEM – PRINCIPAIS CUIDADOS

    Sistema de Embreagem – Guia dos Principais Cuidados Que Você Deve Ter

    Independentemente de o carro ser novo ou usado, o sistema de embreagem precisa de atenção e alguns cuidados.

    Pedal duro ou tremendo, barulho de ferro batendo e potência do carro mais fraca são só alguns exemplos de problemas que podem surgir no sistema de embreagem quando ele apresenta defeito ou mau uso.

    Para evitar os casos acima e outros tipos de defeito no seu veículo, criamos um pequeno, mas completo, guia com os principais cuidados que você deve ter com seu carro. Veja quais são.

    • Não force o sistema de embreagem sem necessidade

    Uma ação muito comum entre os motoristas é manter o pé esquerdo no pedal da embreagem, mesmo que não seja preciso. O que acontece é que, sem perceber, você força o sistema de embreagem e sem nenhuma necessidade naquele momento.

    O sistema de embreagem só deve ser acionado no momento de trocar as marchas. A prática de manter o pé na embreagem, afasta o platô do disco e isso provoca um lixamento, causando um desgaste mais rápido das peças e um superaquecimento do sistema completo.

    • Deixe o carro no ponto morto sempre que possível

    Outro costume que prejudica o sistema de embreagem é deixar o carro engatado sempre. Quando parar em um semáforo, por exemplo, deixe o veículo em ponto morto.

    Quando você deixa o carro no ponto morto sempre que for possível, aumenta a longevidade das peças e conserva todo o seu sistema de embreagem.

    A embreagem só deve ser utilizada na hora de partir com o veículo e nas trocas de marchas.

    • Prefira o freio de mão nas subidas

    Quando você está em uma ladeira, certamente, fica pressionando o freio para manter o carro parado.

    Preferindo o freio de mão nestes momentos ajuda de diversas maneiras. Ele deixa o carro mais estabilizado e a direção mais segura. Com o pé no freio, um pequeno deslize faz o carro descer e pode bater em um outro que esteja logo atrás.

    Além de trazer mais segurança, o freio de mão acionando não desgasta o sistema de embreagem. Com o pé no pedal você força o desgaste dos discos, além de consumir mais combustível.

    • Evite a queima da embreagem

    A queima da embreagem consiste na ação de acelerar demasiadamente sem soltar o pedal da embreagem.

    Isso força bastante o sistema de embreagem e o motor do carro, prejudicando os dois grupos de peças. Você pode notar que, quando isso acontece, geralmente há um cheiro de óleo queimado. Isso é causado pela fricção excessiva dos componentes.

    O ideal é conhecer o timing do seu carro. À medida que você utiliza o veículo vai “sentindo” mais de cada um dos sistemas. Observe o quanto pode forçar a embreagem, assim você evita o desgaste total da embreagem.

     

    Além dos fatores acima, você deve sempre atentar para o que diz o manual do fabricante. Conheça mais do sistema do seu carro e evite problemas com seu veículo!