4 dicas para quem acabou de tirar a CNH

    06/07/2022

    4 dicas para quem acabou de tirar a CNH

    Tirar a CNH está entre os sonhos e objetivos de muitas pessoas. Como bem se sabe, no último mês de junho de 2022 tivemos algumas mudanças na Carteira Nacional de Habilitação.

     

    Essas mudanças consistem:

    • Nova forma de identificação do condutor: a letra P, significará que o motorista tem “Permissão para Dirigir”. Já o D indica que aquela carteira é o documento “Definitivo”.

    • Novas cores: a nova CNH, além do verde, contará com a cor amarela.

    • Uso internacional: saíra de cena o estado em que o documento foi tirado para entrar o país de origem do mesmo. Além disso, o documento contará com traduções em inglês e francês. Assim, além do território nacional, o motorista também poderá dirigir em outros países.

    • Versão impressa optativa: o motorista pode portar apenas a versão digital.

    • Inclusão de nome social: conforme determinações legais, o condutor poderá ter o documento em nome social e filiação afetiva.

    • Categorias dos veículos: o documento passará a ter uma nova área que mostra os diversos tipos de habilitações existentes, para veículos de categorias diferentes.

     

    Enfim, tendo todas essas mudanças em mente, é hora de chegar ao ponto principal: o que fazer logo que se tira a CNH? O medo e nervosismo sempre tomam conta neste momento. Por isso, contar com algumas dicas é algo que pode fazer a diferença!

    Primeiramente, vista o seu carro!

    Não, não estamos dizendo que você irá, literalmente, vestir seu veículo. Aqui, a referência é que, sempre que você for dirigir, é importante ajustar o banco de maneira correta, regular os retrovisores e também o espelho interno.

     

    Ainda, não podemos esquecer do cinto de segurança, um item indispensável antes de girar a chave do carro.

    Após tirar a CNH, dirija de dia

    Uma coisa é importante ter em mente: ao tirar a CNH a luz diurna será sua melhor amiga de primeira viagem. Portanto, procure rodar em horários onde se garanta boa visibilidade, como o período da manhã e uma parte da tarde.

     

    Atenção redobrada neste momento também é importante. Além de cuidar da sua própria maneira de conduzir o carro, é essencial estar atento ao comportamento dos demais condutores. 

     

    O trânsito é algo sério e necessita que você esteja descansado e atento aos acontecimentos em sua volta.

    Prudência sempre!

    A vida real é bastante diferente dos filmes de carros que vemos por aí. Além disso, falando da primeira viagem após tirar a CNH, dirigir com ainda mais prudência faz toda a diferença.

     

    Uma das dicas principais deste momento é buscar uma boa distância do carro da frente. Não dirija colado na traseira de ninguém! Mesmo que você esteja atento, o condutor da frente pode acabar precisando frear de forma brusca e você não terá muito tempo para agir.

     

    Além disso, sempre se mantenha na sua faixa, respeite os limites impostos pela sinalização e siga em frente. Lembre-se que a fase da permissão de dirigir dura 12 meses. Nesta, o condutor não pode registrar nenhuma infração grave ou gravíssima em seu prontuário.

    Ao tirar a CNH, leve sempre uma companhia

    Dirigir pela primeira vez é algo que te deixa nervoso? Então, talvez, uma companhia seja algo essencial para deixar as coisas mais fáceis. A dica é: na sua primeira viagem, leve um parente, amigo ou parceiro que lhe transmita segurança.

     

    Além disso, evite pegar o carro para chegar a um compromisso com hora marcada. Afinal, mais pressão e estresse não são coisas legais neste momento. Se estamos falando de uma viagem pela rodovia, não hesite em dar algumas paradinhas de tempos em tempos para relaxar.

     

    Enfim, para tudo tem um começo e isso também se dá logo que se tira a CNH. Entretanto, não duvide da sua capacidade, afinal, você já tem a sua permissão nas mãos, agora é tudo questão de prática diária.

     

    Gostou das dicas? Então, compartilhe com aquele amigo que está prestes a tirar a CNH!