5 dicas para cuidar da suspensão do seu carro

    03/11/2021

    5 dicas para cuidar da suspensão do seu carro

    Um dos serviços mais realizados nas oficinas mecânicas brasileiras são os reparos nas suspensões. Pensando nisso, fizemos este conteúdo para auxiliar os condutores a cuidarem melhor da suspensão de seus veículos.

    1 - Evite passar em buracos ou lombadas em alta velocidade.

    A suspensão está aí para amortecer e absorver impactos, claro, mas não há necessidade de passar por todos os buracos e acelerar nas lombadas, certo? Além do desconforto para quem está no veículo, esse tipo de ação acelera o desgaste dos componentes da suspensão e outras partes do carro.

    2 - Verifique o desgaste dos pneus.

    Os pneus são parte importante para o bom funcionamento da suspensão. Precisam estar bem cuidados e trocados no período recomendado. Além disso, quando os pneus têm um desgaste acentuado, eles perdem em rendimento e aderência na pista, favorecendo os deslizamentos do veículo, a diminuição de desempenho e o aumento de exposição a acidentes.

    3 - Conheça o tipo de suspensão do seu veículo.

    Conhecer seu carro é essencial para que você possa orientar o mecânico quando for realizar algum tipo de manutenção. Basicamente existem 3 tipos de suspensão: a independente, que recebe o impacto sem que esse seja transferido para a outra roda do mesmo eixo; A semi-independente, que transfere o impacto para a outra roda do mesmo eixo e a suspensão dependente, onde o impacto sofrido em uma roda é distribuído para todas as outras.

    4 - Fique atento para o excesso de peso no carro.

    Poucas pessoas se preocupam com esse fator, mas o excesso de peso altera o comportamento do carro como um todo, e além diminuir a vida útil da sua suspensão, também pode acabar causando acidentes graves.

    5 - Respeite o período de revisão preventiva.

    O conjunto de suspensão dos veículos necessita de constante atenção, dado o desgaste natural que ele sofre com o decorrer do tempo. Um veículo com a suspensão desgastada ou mal acondicionada pode ficar extremamente desconfortável e pouco seguro, podendo acarretar graves acidentes em função da falta de manutenção. Fazer revisão preventiva faz com que os problemas sejam identificados com antecedência e, consequentemente, danos maiores sejam evitados.

    Agora que você conferiu nossas dicas, caso precise trocar alguma peça, é só ir até uma loja PMZ mais próxima de você!