5 Sinais de que seu escapamento está com problema

    30/08/2021

    5 Sinais de que seu escapamento está com problema

    O escapamento é uma importante peça de qualquer veículo, e ao menor sinal de problema é indicado procurar ajuda profissional. Hoje vamos descobrir para quê serve essa peça e quais os sinais que aparecem quando o escapamento não está funcionando direito.

     

    O que é o escapamento (cano de descarga)?

     

    Esse sistema serve para auxiliar na vida útil e regulagem do motor, ajudar na liberação dos gases da combustão e também reduzir a poluição sonora. Ele é composto por silenciador, catalisador, tubos de escape, abafador e coletor.

     

    Sinais de problema

     

    É preciso ficar atento aos sinais de que seu cano de descarga está com problema, veja só:

     

    Aumento de ruído: Se o veículo apresentar um barulho mais alto do que o de costume, pode ser sinal de problema no sistema de escapamento. Assim, a primeira coisa que deve fazer ao notar um som diferente é tentar detectar de qual ruído se trata.

    Cheiro diferente no interior do veículo: Se sentir odores diferentes, como ácidos ou doces, pode ser sinal de falha no sistema e vazamento para a cabine. O ideal é que se faça uma inspeção geral para evitar a intoxicação do motorista e passageiros.

    Ferrugens ou rachaduras: Caso seu carro apresente algum desses, isso pode indicar vazamentos indetectáveis quando o veículo não está funcionando. Portanto, leve seu veículo a uma oficina, pois um especialista poderá analisar com mais rigor e determinar a correta reparação.

    Trepidação: Se ao dirigir você sente uma trepidação, pode ser sinal de que os componentes não estão muito bem presos na carroceria. Ou seja, há riscos altos de desprendimento do escapamento. A solução geralmente está associada à troca de algumas peças. Só não deixe este estado de trepidação por muito tempo, pois poderá danificar as outras peças e você terá que trocar todo o sistema, gerando mais custos para a reparação.

    Assoalho aquecido: Quando uma peça do sistema é danificada, ela pode mudar o posicionamento do escapamento, fazendo com que ele fique mais próximo ao assoalho. Se isso acontecer, será possível sentir um superaquecimento na carroceria do carro. Uma troca de peça é necessária, além do alinhamento do novo componente.

     

    Vazamento

     

    Para evitar problemas de vazamentos, o recomendado é sempre fazer a manutenção preventiva com seu mecânico de confiança. Mas outras ações também podem ser benéficas, como abastecer com combustível confiável, evitar alta velocidade em lombadas, e desviar de buracos.

     

    Esse post foi útil? Aproveita e compartilha as dicas com um amigo! E não esqueça, precisou de peças e pneus, procure a PMZ, aqui tem tudo!