7 coisas que provavelmente você não sabia sobre os pneus do seu carro

    28/02/2022

    7 coisas que provavelmente você não sabia sobre os pneus do seu carro

    A gente sabe que você conhece seu veículo, mas chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre os pneus dele. Por isso, separamos 7 curiosidades que você precisa saber:

     

    Primeira: Os pneus do seu carro aumentam de tamanho quando estão em movimento. Isso mesmo, a mudança no tamanho acontece devido ao ar pressionado na parte interna do pneu, mais especificamente no centro da banda de rodagem. É claro que não podemos ver isso a olho nu, mas quanto mais rápido o pneu gira, maior ele fica. Seguindo uma certificação internacional, o tamanho deve chegar a no máximo 2% de aumento. 

     

    Segunda: Você pode encontrar informações importantes sobre o pneu na lateral dele. As informações não são tão simples de ser interpretadas, mas é importante conhecê-las. Por exemplo, o diâmetro de um pneu é medido em polegadas e determinado pela medida diagonal entre as extremidades do diâmetro interno. Cada polegada tem 25,4 mm. Ou seja, se a peça apresenta o número 15, significa que tem 381 mm. 

     

    Terceira: Um pneu feito de borracha pode levar entre 15 e 20 tipos diferentes delas, dependendo da função dele. Os compostos são criados separadamente e depois agrupados e vulcanizados juntos para enfim serem transformados no produto que você vê na loja. 

     

    Quarta: Hoje em dia grande parte dos pneus não é feita de borracha natural. É possível que os pneus do seu veículo tenham sido produzidos a partir do petróleo. Um pneu comum, usado em veículo de passeio, leva aproximadamente 25 litros de petróleo para ser produzido. 

     

    Quinta: O maior pneu do mundo é feito nos Estados Unidos. O modelo mede 4,30 metros de altura, pesa 5,7 toneladas e é colocado em uma roda de aro 63 e é usado em caminhões de mineração.

     

    Sexta: Para que os pneus do seu veículo durem mais, é importante fazer o rodízio deles a cada 10 mil km rodados ou caso você encontre um desgaste expressivo. Além disso, é importante manter em dia o alinhamento e o balanceamento. 

     

    Sétima: Por último, uma informação importante. Os pneus devem ser escolhidos com base no tamanho, largura, altura, tipo de construção, diâmetro de aro, índice de carga e velocidade, e algumas outras informações que você recebe alinhadas a um atendimento exclusivo em uma de nossas lojas. 

     

    Não perca mais tempo e passe na PMZ mais próxima de você.