7 dicas para cuidar bem de seu caminhão

    09/11/2020

    7 dicas para cuidar bem de seu caminhão

    Se você tem um caminhão deve saber bem o quão importante é o mantê-lo bem cuidado para que seu dia a dia de trabalho seja seguro e sem contratempos. Quando um veículo de linha pesada trafega sem que a manutenção esteja em dia, um desgaste maior das peças pode acontecer. Além da dor de cabeça, o fato ainda pode acabar causando acidentes.

     

    Por isso, pensando em lhe ajudar a não ter problemas futuros com o seu caminhão, preparamos este artigo com 7 dicas coringas. Com elas você poderá estar mais seguro e despreocupado durante seu dia de trabalho. Ficou curioso? Então vem com a gente!

     

    Boas práticas na direção sempre devem ser adotadas
    Dirigir com responsabilidade é algo essencial para que o trajeto seja seguro. Além disso, esse fato permite que o caminhão mantenha a qualidade por muito mais tempo, afinal problemas técnicos podem ser evitados em um direção responsiva.

     

    Algumas das boas práticas que todo motorista pode ter para cuidar bem de seu caminhão são:

    • Dirigir pensando sempre na sua segurança e na de todos que lhe rodeia;

    • Ao efetuar acelerações, independente da pista, sempre manter o máximo de cuidado;

    • Nunca relaxar ou descansar os pés nos pedais;

    • Fazer a troca de marcha de maneira moderada;

    • Vícios, como andar na banguela, devem ser descartados. Eles podem comprometer sua vida e a das demais pessoas ao seu redor;

    • Nunca utilizar nocivos a saúde;

    • Sempre parar e descansar quando o sono bater.

     

    Rodizío e calibração dos pneus

    Calibrar os pneus é algo simples, não é mesmo? Porém, muitos motoristas ainda não fazem isso de maneira regular. A calibragem é algo essencial para que a saúde do caminhão seja preservada. Manter a calibragem em dia irá permitir um melhor alinhamento da máquina e aumentará a durabilidade dos pneus.

     

    Além disso, fazer o rodízio de pneus é algo essencial para se manter um equilíbrio no desgaste. Porém, é importante ficar de olho no prazo de validade final dos pneus para que a troca correta seja feita.

     

    Fique de olho na carga de seu caminhão

    Evite ao máximo transportar cargas acima do que seu caminhão pode suportar, pois isso pode danificar o veículo e ainda reduzir seu nível de segurança nas estradas. Tome cuidado com excessos e lembre sempre de distribuir o peso da carga de forma equilibrada. Procure utilizar bons apetrechos para uma amarração firme.

     

    Verificar o motor é algo essencial!

    Verificar regularmente o óleo de motor é algo essencial, pois ele tem funções muito importantes para seu caminhão, como:

    • Lubrificar as peças a fim de reduzir o atrito;

    • Refrigerar o sistema;

    • Realizar a vedação contra os gases gerados da combustão.

     

    Portanto, verifique sempre o nível do óleo, bem como sua viscosidade. Respeite o prazo destinado para troca e use produtos específicos para seu caminhão.

     

    O combustível é de qualidade?
    Muito se ouve sobre a adulteração e falsificação de combustíveis. Por isso, é importante estar de olho na boa procedência do combustível no qual você está abastecendo seu caminhão.

     

    Um combustível de má qualidade causa desgaste na máquina e diminui sua vida útil, causando perda de força do motor, aumento de consumo e entupimento dos bicos injetores. Portanto, fique atento e faça uma pesquisa com seus amigos caminhoneiros sobre onde eles costumam abastecer.

     

    Atenção ao líquido de arrefecimento

    O líquido de arrefecimento nada mais é do que um fluido capaz de refrigerar o motor e fazer com que o caminhão funcione na temperatura adequada. Mas, para que sua função possa ser bem exercida, é essencial que esse líquido esteja no nível correto. Caso esse esteja abaixo, sérios problemas de superaquecimento podem vir a acontecer.

     

    Por isso, sempre que for pegar a estrada é importante fazer a checagem e, caso necessário, completar o nível. Se você perceber que o fluido diminui muito rápido é importante ficar atento, pois pode ser sinal de vazamento no reservatório.

     

    E as peças de seu caminhão precisam ser revisadas

    É comum entre os caminhoneiros, sempre que uma peça estraga, a busca pela reposição desta em ferro-velhos. A verdade é que ao invés de economizar esse fato pode sair bem caro para o bolso. Não queremos dizer que os ferro-velhos são 100% ruins, porém é sempre melhor confiar em peças novas, fornecidas por autopeças certificadas. Além da garantia em caso de problemas, você ainda pode ter a certeza de muito mais segurança nas estradas.

     

    Você, amigo caminhoneiro, já pratica esses atos para o bom cuidado de seu caminhão? Aproveite essas dicas para reforçar suas atitudes e garantir o melhor para seu dia a dia na estrada.

     

    Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos de profissão e confira outras dicas dando aquela espiadinha no #BlogPMZ.