Alternador: Você sabe como funciona?

    09/11/2020

    Alternador: Você sabe como funciona?

    Como um dos principais componentes de um automóvel, o alternador é responsável, sobretudo, para que toda a parte elétrica do veículo funcione perfeitamente. Veículos mais novos tendem a possuir mais itens que funcionam com eletricidade.

     

    Mas será que você sabe como o alternador realmente funciona? Neste post você poderá conferir detalhes sobre o assunto, entendendo melhor sobre o item e seu funcionamento. Ficou curioso? Então vem com a gente!

     

    O que é e qual a função do alternador?

    Sabe quando você liga o rádio do seu carro ou aciona os faróis? Em ambos momentos o alternador entra em ação e permite o bom funcionamento dos itens. O alternador fica com a responsabilidade de converter a energia mecânica em elétrica, fazendo com que tudo funcione perfeitamente. Este ainda tem a função de carregar a bateria automotiva durante todo o funcionamento do veículo.

     

    Essa peça tão importante é movida por uma correia na qual sua velocidade irá depender do modelo do carro. Desta forma a eletricidade é gerada, alimentando todos os equipamentos elétricos instalados no veículo.

     

    Qual a função da correia do alternador?

    A correia do alternador tem como função principal colocar o item em atividade. Se a correia arrebentar a bateria para de carregar e logo o carro não irá mais ligar. Portanto, para que isso não aconteça é importante sempre estar de olho aos sinais de mal funcionamento e buscar, regularmente, pela manutenção preventiva.

     

    Seja com modelos mais populares ou luxuosos, é importante se ter em mente que a correia tem uma função essencial para o desempenho do automóvel. Por isso, a atenção ao item é sempre necessária.

     

    Revisão do alternador

    Assim como todos os outros itens que compõe um carro, o alternador precisa de revisões regulares. Quando a manutenção preventiva é realizada a peça pode ter sua vida útil prolongada, garantindo mais segurança ao veículo e aos seus ocupantes.

     

    Um mecânico de confiança deve ser procurado para a revisão. Nas visitas ao profissional, geralmente é orientado que a troca dos itens que sofrem maiores desgastes seja feita, como os rolamentos e escovas. Essa manutenção deve ser feita a cada dois anos, considerando a frequência de uso do carro. Taxistas, por exemplo, que rodam mais de 60 mil quilômetros por ano, devem fazer essa revisão anualmente.

     

    Também é importante ficar atento aos sinais de alerta que o veículo pode apresentar quando o alternador não está funcionando como deveria. No caso, a luz da bateria do painel pode aparecer ou ficar oscilando, mostrando que está ocorrendo uma deficiência no carregamento por parte do alternador. Quando isso acontece, um mecânico de confiança deve ser acionado imediatamente para uma checagem e manutenção geral.

     

    Enfim, agora que você já sabe todas essas informações, será muito mais fácil ter aquele cuidado extra com o alternador de seu carro, não é mesmo? Esperamos que tenha gostado do conteúdo e já aproveite para compartilhar as informações com todos os seus amigos.

     

    Tem dúvidas sobre peças, pneus e funcionamento de seu veículo? Vá até a página inicial do #BlogPMZ e saiba tudo relacionado ao mundo automotivo!