Câmbio De Veículo: Qual o tipo ideal para você?

    14/06/2021

    Câmbio De Veículo: Qual o tipo ideal para você?

    Está pensando em comprar ou trocar de carro, mas não sabe qual a melhor opção de câmbio para você? Hoje vamos te ajudar com isso, afinal, são muitas opções: manual, automático, CVT, automatizado.

    Primeiro, vamos entender o que é o câmbio (também chamado de transmissão). Ele é um dos itens mais importantes do carro, pois controla a velocidade que o automóvel pode atingir. O câmbio é construído por um conjunto de engrenagens e eixos, e sua função é transferir para as rodas toda a potência do motor. Agora que já sabemos para que ele serve, vamos descobrir um pouco mais sobre os tipos de câmbio. 

    Câmbio Manual ou Mecânico

    O modelo era o mais procurado no Brasil, mas atualmente está presente na maioria dos carros populares. Por meio de uma sequência de engrenagens é informado ao motor a força para as rodas, através da embreagem. 

    Com o câmbio manual é o motorista que realiza as trocas, através de uma alavanca junto a caixa de transmissão. Ao mesmo tempo, ele precisa acionar o pedal de embreagem e concluir a troca de marcha.

    Você prefere trocar de marcha você mesmo? Então esse modelo de transmissão é o ideal. Como ele ainda é muito encontrado pelo país afora, a manutenção também é mais em conta, sendo mais fácil encontrar peças e reparadores. Em contrapartida, é necessário fazer a manutenção com mais frequência, pois há um desgaste maior das peças. 

    Câmbio Automático

    Esse sistema está ganhando força no Brasil, e a preferência pelos transmissores automáticos já é realidade desde 2019. A procura por esse modelo também acontece em razão do aumento das vendas de carros para PCD (Pessoas Com Deficiência), já que esses carros geralmente são automáticos.

    Nesse sistema o motorista tem maior conforto na hora de dirigir. Isso se deve ao fato de a mudança de marchas dispensar qualquer ação de quem está conduzindo o veículo. O câmbio automático normalmente dura mais do que os outros tipos de transmissores, porém, o preço da manutenção costuma ser mais caro.

    CVT (Transmissão Continuamente Variável)

    Esse sistema é um dos mais modernos em termos de câmbio. Ele não possui marchas pré-definidas, como os modelos que já citamos, e a transmissão é feita por um sistema de correia, como se tivessem infinitas marchas. Com o CVT o motorista tem uma sensação de marcha única, pois as trocas são quase imperceptíveis.

    É um modelo muito popular no Japão, e também muito utilizado nos carros híbridos. Um dos benefícios é que ele consome menos combustível. Já a desvantagem está em relação aos valores, que são mais altos em carros com esse tipo de câmbio. Além disso, ele exige a troca regular do filtro de óleo. 

    Câmbio Automatizado ou Dupla Embreagem

    Esse tipo de transmissão é parecido com o câmbio manual, pois há um sistema que realiza a troca de marcha. Porém, aqui o condutor não precisa realizar movimentos, e a troca acontece de forma mais rápida. Entretanto, além de serem modelos mais caros, estes necessitam de mão de obra especializada em caso de manutenção.

    E aí, qual desses mais se encaixa ao seu perfil? Agora que você já conhece todos eles, ficou muito mais fácil escolher, não é mesmo? Compartilhe esse texto com um amigo que também gosta de carros! Aproveita e passa na PMZ mais perto de você. Afinal, é preciso ficar em dia com a manutenção, seja qual for o transmissor que você utiliza.