CILINDRO DE RODA: O QUE É?

    25/05/2019

    CILINDRO DE RODA: O QUE É?

    Cilindro de Roda: o que é e para o que serve?

    A manutenção preventiva muitas vezes deixa algumas peças passarem despercebidas e um exemplo é o cilindro de roda.

    Apesar de pequenina, esta é uma peça que pode trazer sérios problemas para a segurança do motorista, caso não esteja intacta.  Por isso, preparamos um conteúdo falando um pouco mais do cilindro de roda, o que é essa peça e para o que ela serve. Confira.

     O que é o cilindro de roda e para o que ele serve?

    O cilindro de roda é uma peça pequena, como citamos anteriormente, mais ou menos do tamanho de uma pilha e fabricada a partir do alumínio anodizado. Ela está presente em carros que têm sistema de freio a tambor

    A função do cilindro de roda é, basicamente, acionar os freios dos carros. Quando o motorista executa a frenagem, ocorre uma pressão hidráulica do cilindro mestre e das sapatas de freio. Essa pressão é toda contra o tambor de freio, provocando um atrito entre as peças e faz com que o carro pare.

    Como identificar problemas no cilindro de roda?

    O primeiro sinal de problema no cilindro de roda é a baixa pressão que a peça faz durante a parada do carro. Se você notou que precisa forçar bastante o freio ou que o carro está demorando mais do que o esperado para parar, é importante procurar um mecânico de sua confiança.

    Claro que há todo um conjunto de peças que forma o seu sistema de freio a tambor. Cada uma dessas peças contribui também para a queda da pressão nas frenagens. Isso não ocorre apenas com o cilindro de rodas.

    Se houve vazamento no cilindro de roda provavelmente as sapatas de freio também serão atingidas e precisarão ser trocadas.

    O ideal é que o motorista verifique os cilindros a cada 4 ou 5 meses para constatar que está tudo em ordem. Além disso, observar ruídos, demora nas frenagens e freios borrachudos, pois isso indica também problema nas peças, como citamos antes.

    Lembrando que a verificação da peça deve sempre ocorrer dos dois lados em caso haja a necessidade da troca, que seja feita também no par. As duas peças trabalham em conjunto e, se uma apresenta defeito, a outra automaticamente terá um mau desempenho.

    Trocando o cilindro de roda

    A troca de peças de um veículo deve sempre ocorrer sob dois aspectos: o primeiro é considerando a indicação do fabricante, que sempre está no manual do usuário. O segundo aspecto é observar os indícios de danos.

    A troca do cilindro de freio também pode ser realizada com o motorista, mas indicamos isso apenas se ele tiver total conhecimento da mecânica do veículo. Do contrário, sempre é importante buscar a ajuda de um profissional.

    Agora que você já conhece o cilindro de freio, não deixe de realizar a manutenção preventiva. Além de ter sempre um carro em bom estado, você ainda fica prevenido de acidentes na estrada.

    ​Cadastre seu e-mail AQUI e fique por dentro de todas as nossas promoções e novidades!