Como escolher a bateria ideal para seu automóvel

    09/11/2020

    Como escolher a bateria ideal para seu automóvel

    A bateria é um dos itens indispensáveis para o carro, afinal sem ela o veículo não funciona. Sabemos que existem carros dos mais variados anos, tamanhos e marcas, por isso é importante saber identificar qual é a bateria ideal para cada tipo de automóvel.

     

    Você sabe qual é a bateria certa para seu carro? Não? Então vem com a gente ler as próximas linhas e confira como escolher a bateria ideal para seu automóvel!

     

    Comece checando o manual de instruções

    O primeiro passo, assim que se compra um carro, é checar o manual de instruções para verificar algumas informações específicas, como a descrição da bateria. No manual você terá as informações detalhadas e poderá ficar atento caso algum problema venha a acontecer.

     

    Entenda as siglas da bateria

    Cada bateria conta com especificações descritas em seu rótulo. Cada especificação conta com uma sigla que tem um significado próprio. Para que você possa entender em detalhes cada uma delas fizemos uma pequena lista:

     

    • Ah: Ampére/hora - mostra a capacidade de armazenamento elétrico que a bateria é capaz de proporcionar;

    • CCA: Corrente de arranque a frio - mostra a corrente máxima capaz de ser fornecida na partida;

    • CA: Corrente de arranque - mede a corrente da bateria em temperaturas maiores de 25°. A sigla não possui regulamentação, mas pode ser encontrada em diversas baterias do nosso mercado;

    • RC: Reserva de capacidade - determina em quantos minutos a bateria, quando totalmente carregada, pode fornecer 25 ampéres até uma tensão final de 10,5 volts.

     

    Tecnologia da bateria

    Cada bateria conta com uma tecnologia e o nosso mercado está repleto de opções, como SLI, EFB e AGM. As baterias de caráter SLI são muito usadas por veículos convencionais. Podemos dizer que este é o modelo mais utilizado em nosso país. As baterias de caráter EFB e AGM são usadas, sobretudo, em veículos start-stop.

     

    Capacidade Nominal

    A capacidade nominal, também conhecida como amperagem, nada mais é do que a capacidade de acumular energia. Cada bateria conta com essa descrição em seu rótulo e é importante estar atento a essa informação.

    Cada versão de veículo, mesmo sendo de um mesmo modelo, pode demandar uma quantidade maior ou menor de energia para que cada componente funcione com perfeição. Isso porque deve-se considerar a quantidade de acessórios contidos no carro. É importante lembrar que caso uma bateria com amperagem incorreta seja colocada, o motorista terá que lidar com diversos problemas elétricos, como a falha precoce da bateria.

     

    Dimensões
    Outro ponto muito importante em que se deve considerar são as dimensões. Mesmo que a amperagem esteja correta, as baterias podem variar de tamanho. Cada carro conta com um espaço específico para o item, por isso é importante estar sempre de olho.

     

    Atenção ao Selo do Inmetro
    Todas as baterias automotivas de nosso país devem conter o Selo Inmetro. Isso porque este é o órgão que garantirá ao consumidor que a bateria conta com a mesma qualidade e vida útil da que foi instalada na fabricação do carro. Portanto, fique atento ao selo, pois nenhuma bateria pode ser importada ou comercializada sem a aprovação do Inmetro.

     

    Anotou tudo aí? Então quando ocorrer algum problema, você já estará preparado para escolher a bateria ideal para o seu automóvel. Fique de olho e procure sempre adquirir peças de marcas de confiança para garantir que não enfrentará problemas no futuro. 

     

    Gostou do conteúdo? Já copie nosso link e compartilhe agora mesmo para que todo mundo fique sabendo dessas informações!