De geração em geração, todo mundo conhece o Fusca!

    20/01/2022

    De geração em geração, todo mundo conhece o Fusca!

    No dia 20 de janeiro comemoramos no Brasil o Dia Nacional do Fusca, esse veículo que reúne admiradores e fãs pelo Brasil e pelo mundo. Afinal, ele é considerado um símbolo do início da indústria automobilística brasileira. 

    Fabricado nacionalmente durante 30 anos no país, o primeiro Fusca genuinamente brasileiro completou 63 anos de fabricação no último dia 3 de janeiro, já que antes de 1959 o veículo era fabricado com peças predominantemente importadas de outros países. 

    Sendo o segundo veículo fabricado pela Volkswagen, atrás apenas da Kombi, o Fusca foi o primeiro carro com teto solar no Brasil com um modelo que, mesmo não agradando muito, em virtude do apelido “Cornowagen” dado pelos brasileiros, foi uma inovação para a época. O veículo liderou o mercado brasileiro por 23 anos com o título de “carro mais vendido no Brasil” entre os anos de 1959 e 1982.

    O modelo ganhou outros nomes com o passar do tempo em outros países, mas “Fusca” foi um nome informal que ganhou o coração dos brasileiros e do dono da marca, passando a ser o nome oficial do veículo, anteriormente chamado de Volkswagen Sedan.

    A produção do carro terminou em 1986, devido a baixíssima demanda. Surpreendentemente, o Fusca voltou a ser produzido em 1993, mas não durou muito e a produção foi interrompida em 1996. Em 2003, já no século XXI, o único país que ainda produzia o veículo, o México, também encerrou a produção com uma linha exclusiva, e apenas 10 destes modelos chegaram ao Brasil. 

    Não é o máximo saber um pouco mais sobre este ícone?! Agora, quando você avistar um Fusca na rua, você reconhecerá a história do veículo e poderá compartilhar com todos ao seu redor. Compartilhe! 

    E só lembrando: precisando de peças e pneus, procure a PMZ mais perto de você!