Farol de milha e farol de neblina: para que servem?

    09/11/2020

    Farol de milha e farol de neblina: para que servem?

    Farol de milha ou farol de neblina? Quando se utiliza um ou outro? Estas perguntas costumam ser frequentes entre os motoristas, principalmente quando o assunto é aquela tão esperada viagem. Nas próximas linhas iremos responder as principais dúvidas sobre este assunto e também vamos compartilhar algumas informações importantes sobre cada tipo de farol. Ficou curioso? Então vem com a gente!

     

    Farol de milha

    Sabe quando um carro ainda está longe, mas já conseguimos visualizar a luz dos seus faróis? Pois é, grande parte das vezes ele está usando o farol de milha. Este tipo de farol fica próximo aos tradicionais e tem por objetivo jogar luz a longa distância, ou seja, complementar os faróis convencionais.

    Este tipo de farol proporciona maior conforto visual ao motorista, afinal teremos mais luz no mesmo ponto. O farol de milha é projetado para iluminar para frente. Por isso, o campo de visão lateral costuma não sofrer alterações. É importante lembrar que esta modalidade, assim como o farol alto, só deve ser usada quando não estiver vindo ninguém no sentido contrário, para não atrapalhar a visibilidade do condutor do outro veículo. 

     

    Farol de neblina
    Você sabia que algumas pessoas usam o farol de neblina apenas pela beleza da luz? Porém este farol a mais tem uma função específica: auxiliar nos momentos de escuridão e neblina.

    Os faróis de neblina servem para aumentar o campo de visão quando o condutor do veículo tem dificuldade para enxergar o que está a frente, como em um nevoeiro. É chamado de farol de neblina por conta da sua iluminação diferente. Este proporciona um facho de luz aberto, o que ajuda o motorista a saber por onde está trafegando. O seu alcance não é tão grande, pois eles costumam ficar bem perto do chão. Porém, sua luz espalhada faz toda a diferença no trajeto, garantindo a chegada até o destino com muito mais segurança.

     

    Atenção ao usar cada farol
    Tanto o farol de milha quanto o de neblina são considerados auxiliares, tendo em vista que os tradicionais conseguem dar conta do recado no dia a dia. Eles ajudam nos momentos em que se exige mais do motorista, facilitando e proporcionando uma direção mais segura.

    Sempre que achar necessário você poderá usar essas funcionalidades do seu veículo, porém tome cuidado para não atrapalhar o campo de visão de outros motoristas. Lembre-se que a visibilidade na pista é essencial para todos!

     

    Regulagem dos faróis
    E um detalhe muito importante! Antes de pegar a estrada, verifique se os faróis estão em ordem para uma viagem sem preocupações. Os manuais orientam que as lâmpadas dos faróis sejam trocadas a cada 400 horas de uso e sua regulagem seja feita levando em consideração seu objetivo. Fique de olho para garantir que este item tão importante esteja funcionando e bem direcionado.

     

    Enfim, esperamos que suas dúvidas tenham sido respondidas após todas essas informações. Você já utilizava essas funcionalidades em seu dia a dia? Agora ficou muito mais fácil, não é mesmo?

     

    Gostou do conteúdo? Clique aqui e garanta, em primeira mão, todas as nossas dicas e ofertas!