IPVA 2023: será que seu carro está isento?

    13/01/2023

    IPVA 2023: será que seu carro está isento?

    Mais um ano começou e é hora de pensar no IPVA 2023. O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotor é uma obrigação anual para os donos de veículos. Entretanto, para 2023, alguns modelos estarão isentos do imposto e não precisarão pagar os 10% sobre o valor do veículo.

    Será que o seu carro está incluso nesta lista? Continue lendo as próximas linhas e descubra agora mesmo!

    Como saber se o meu carro está isento do IPVA 2023?

    A melhor e mais simples maneira de saber se o seu carro está isento do IPVA 2023 é checar o seu ano de fabricação. Muitos são os estados do país que oferecem a gratuidade do imposto, dependendo do ano no qual o veículo foi fabricado.

    Aliás, considerando este ponto, vale lembrar que o IPVA é um imposto estadual. Sendo assim, cada estado tem caminho livre para definir quais serão os critérios para garantir ou não a isenção do imposto.

     

    Nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Paraíba, Pará, Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Piauí e no Distrito Federal, a isenção é garantida para carros com mais de 15 anos de fabricação.

    Já no Mato Grosso, a regra muda para 18 anos de fabricação do veículo. Diferentemente, em Alagoas todos os veículos fabricados até 31 de dezembro de 2002 estão isentos do imposto. Por fim, noAcre, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, a isenção é para carros com mais de 20 anos de fabricação.

    Em Tocantins e Santa Catarina, os motoristas garantem isenção do IPVA em carros acima de 30 anos de fabricação. No Rio Grande do Norte, Amapá e Roraima, a cobrança do imposto só é feita em veículos com até 10 anos de fabricação. Além disso, em Minas Gerais e Pernambuco, não existe a opção de gratuidade pelo ano de fabricação do carro.

    Existem outras formas de garantir a isenção do IPVA 2023?

    Outras categorias também garantem a isenção do imposto. Este é o caso decarros usados por pessoas com deficiência, mais conhecidas como PcD. Entretanto, para aproveitar desta isenção, é preciso se atentar a regra de cada estado. Afinal, como já citamos, eles possuem caminho livre para as regras de isenção.

    Além disso, alguns estados garantem a não obrigatoriedade de imposto para veículos elétricos. No Maranhão, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Piauí, por exemplo, carros elétricos são totalmente isentos de impostos. Já nos demais estados, existe uma cobrança parcial do IPVA.

     

    Apesar de tal isenção, é importante destacar que não existe nenhuma Lei Federal que determine que carros elétricos e híbridos não paguem IPVA. 

     

    E aí, você vai precisar pagar o IPVA 2023 ou aproveitará a isenção? De qualquer forma, garanta que os documentos do seu veículo estejam sempre em dia, afinal, isso é essencial para trafegar com segurança. 

     

    Quer mais dicas para cuidar do seu carro? Confira nossos demais artigos!