Mudanças climáticas e pressão dos pneus: entenda a relação

    15/04/2021

    Mudanças climáticas e pressão dos pneus: entenda a relação

    Que o brasileiro é apaixonado por carros ninguém pode negar, mas será que todos os motoristas sabem como as mudanças climáticas podem influenciar na pressão dos pneus? A falta de conhecimento de fatores básicos como este pode ocasionar grandes prejuízos.

    Pensando nisso, preparamos este artigo com todos os detalhes que você precisa saber sobre a pressão dos pneus e as mudanças climáticas. Vamos lá?

     

    A relação entre a pressão dos pneus e as mudanças climáticas

     

    Pode não parecer, mas a pressão dos pneus pode se diferenciar, e muito, quando o clima está mais quente e quando está mais frio. Isso porque quando o veículo roda no asfalto quente, principalmente em rodovias, o pneu esquenta fazendo com que o ar do mesmo se dilate, ou seja, se expanda.

    Já nos dias mais frios a pressão dos pneus se torna mais contida, tornando possível uma visão mais real sobre o tamanho do pneu e das libras que o ocupa. 

    Assim, nos dias mais quentes temos uma falsa impressão de maior calibragem. Isso pode trazer alguns perigos para os motoristas que por conta dessa impressão  calibram menos do que se deve. Já nos dias mais frios a calibragem se torna mais precisa e eficaz.

    Para exemplificar melhor: em uma corrida da Fórmula 1, quando os pilotos estão em uma pista com temperaturas altas, é muito comum observar os pneus com bolhas ou grandes rachaduras. Até mesmo os pneus com tecnologia para durarem mais, sofrem o impacto.

    É claro, seu carro não enfrenta as mesmas condições, mas podemos observar claramente como o clima influencia diretamente o desempenho de um veículo.

     

    É possível encontrar pneus para os diferentes climas?

     

    Claro! O mercado conta com pneus diversos e você pode encontrar facilmente em lojas especializadas. Basta explicar que você desejaria comprar um pneu específico para chuva ou para temperaturas mais baixas (com neve).

    Ao utilizar os pneus indicados para cada clima você garante muito mais segurança e um melhor desempenho do seu veículo.

     

    Como aumentar a segurança do seu veículo?

     

    Existem algumas práticas simples que podem colaborar para a sua segurança e o bom desempenho do seu veículo. Algumas delas são:

    • Verificar a pressão dos pneus seguindo a recomendação do fabricante;
    • Calibrar os pneus corretamente analisando clima, veículo cheio ou vazio e última calibragem;
    • Manter o estepe sempre preparado com a calibração em dia e pressão ideal;
    • Estabelecer uma revisão periódica dos pneus.

     

    Enfim, lembre-se que medir a pressão do pneu é algo que todo motorista deve fazer, independente se a circulação é apenas na cidade ou também nas estradas. Portanto, fique atento, siga nossas dicas e conte conosco para fornecer os melhores pneus do mercado para o seu veículo!

     

    Gostou do conteúdo? Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as nossas promoções e novidades!

    ​Cadastre seu e-mail AQUI e fique por dentro de todas as nossas promoções e novidades!