O FREIO PNEUMÁTICO E SEUS COMPONENTES

O freio pneumático e seus componentes
O freio pneumático, também conhecido como freio a ar, é utilizado na linha pesada, pois esse sistema trabalha com muito mais potência e seu funcionamento é diferente dos freios de linha leve. Esse sistema atua com o auxílio do compressor de ar e um conjunto de válvulas, tubulações e reservatórios e bolsas de ar. Esses componentes trabalham levando o ar comprimido para os freios dianteiro e traseiro, para o freio de estacionamento e uma parte aos acessórios, como o freio motor e a buzina.
Os componentes desse sistema e a forma como cada um deles atua
O compressor comprime o ar que passa pelo elemento secador onde o filtro retém as impurezas, faz a secagem da umidade do ar e transfere para o regulador de pressão onde a válvula reguladora de pressão vai limitar a pressão, que, se houver excesso, expulsa para a atmosfera.
Em seguida, a pressão é enviada aos quatro circuitos pela válvula de proteção, que, em caso de problemas como vazamento, a válvula equaliza a pressão e retém uma quantidade de ar para os reservatórios, não deixando, então, que o veículo fique sem ar no sistema de freio.
Depois que o ar foi enviado pela válvula aos quatro circuitos que são os freios traseiros, freios dianteiros, freio de estacionamento e uma parte para acessórios, entra em ação a câmara de freio de estacionamento e serviço que abre as sapatas de freio para a parada do veículo.
Para ajudar em seu trabalho, essa câmara conta com o auxílio da válvula moduladora do freio de estacionamento, que libera ou bloqueia totalmente as rodas quando acionada, mais a válvula relé e a válvula de descarga rápida, que servem para agilizar o acionamento e a liberação das sapatas.
Por último, tem a válvula moduladora do freio de serviço que é o pedal, que serve para controlar os circuitos do freio.
Cuidados com o freio pneumático
O sistema de freio pneumático não se difere dos outros freios quando o assunto é sua revisão, que deve ser feita também de forma preventiva.
É preciso verificar a regulagem e folgas nas sapatas e é obrigatório fazer a drenagem nos reservatórios.
O filtro também precisa de atenção, pois o sistema não pode trabalhar com contaminações, principalmente a contaminação de óleo do motor, que pode vir do compressor.
As válvulas também apresentam problemas de vazamento ou entupimento que danificam o compressor, pois quando as válvulas entopem criam um material nas tubulações como uma espécie de verniz que impede a passagem do ar.
IMPORTANTE:
Não se deve puxar o freio de estacionamento antes que o veículo esteja completamente parado, pois pode causar a quebra na mola da câmara de freio, que afetará sua vida útil.
Caso precise substituir alguma peça do seu veículo, aproveite nossas ofertas e visite uma de nossas lojas!
Cadastre seu e-mail AQUI e fique por dentro de todas as nossas promoções e novidades!