O que cada luz do painel do carro representa? Saiba agora!

    09/11/2020

    O que cada luz do painel do carro representa? Saiba agora!

    Apareceu uma luz diferente no painel de seu carro e você não sabe o que isso quer dizer? Calma, a gente te ajuda nessa missão! Entender melhor sobre as formas e cores que aparecem no painel de seu veículo, é essencial para que você não tenha nenhuma dor de cabeça a longo prazo. Por isso, preparamos este artigo. Vamos lá?

     

    O que são as luzes do painel?

    As luzes que aparecem no painel do carro tem o objetivo de nos passar informações importantes sobre seu funcionamento em diferentes áreas. Na prática, quando sinais de falhas ou de riscos são apresentados, uma luz se acende para que você possa saber o que está acontecendo com o seu veículo.

     

    Com as tecnologias atuais é comum vermos, em carros mais novos, luzes bem diferentes. Todas elas tem ligação com as centrais eletrônicas do veículo monitorando diversos parâmetros e informando se tudo está funcionando como deve.

     

    O que cada cor quer dizer?
     

    Agora que você já sabe a importância das luzes do painel, com certeza, deve estar se perguntando: “mas, em meio a tantas, qual merece mais minha atenção?”. Calma! Vamos responder essa pergunta mas antes você precisa saber sobre as cores que tendem a aparecer. De maneira geral, todos os automóveis, até mesmo os mais tecnológicos, contam com três cores: vermelha, laranja e verde.

     

    Quando uma luz vermelha aparece você deve ficar em alerta, pois ela está  indicando que existe um problema que pode afetar a integridade e segurança do seu veículo. Neste caso é importante se acionar ajuda mecânica para investigar imediatamente a falha.

     

    A luz laranja indica problemas de nível intermediário, ou seja, você poderá seguir até seu destino, sendo necessário buscar o auxílio mecânico o quanto antes.

     

    Já a luz verde possui um caráter informativo. Em outras palavras, elas não indicam uma falha, mas sim um status de seu veículo, como faróis acesos, setas, etc.

     

    Atenção as luzes do painel
     

    Anotou todas as informações anteriores? É hora de saber quais as luzes que merecem mais sua atenção. Listamos algumas a seguir, confira.

     

    Luz de freio de mão
     

    Muitas pessoas não consideram esta luz como um alerta mas ela merece uma atenção extra. Sua cor é apresentada no painel com vermelho e costuma ter como símbolo um círculo com uma exclamação dentro. 

     

    Se esta luz está ligada enquanto você está em movimento, isso pode significar que o freio de mão está parcialmente acionado. O fato merece sua atenção, pois quando isso ocorre um grande atrito é gerado entre os freios e as rodas, podendo resultar em um superaquecimento do sistema.

     

    Luz da injeção eletrônica

    Com o formato de um pequeno motor, esta luz tende a aparecer em seu painel com a cor laranja. Ela quer dizer que há falhas no sistema de alimentação de combustível do veículo, atrapalhando sua performance, consumo e prejudicando o funcionamento do motor.

     

    Quando se abastece o carro com combustíveis de baixa qualidade essa luz pode aparecer, indicando álcool ou gasolina adulterados.

     

    Luz da pressão do óleo do motor
     

    Quando o assunto é óleo do motor sua atenção deve ser redobrada. A luz, com cor vermelha e formato de reservatório, pode representar sérios problemas em seu automóvel, como vazamentos no sistema ou falhas na bomba de óleo.

     

    A temperatura do automóvel tende a aumentar gerando um maior atrito no motor. Portanto, se esta luz aparecer, o mais indicado é parar o veículo e acionar ajuda.

     

    Luz de temperatura do motor
     

    Também com a cor vermelha e ilustração de um termômetro sobre um líquido, essa luz indica problemas no sistema de arrefecimento do veículo. O motor pode superaquecer a um nível extremo causando sérios danos ao seu carro. Portanto, ao menor sinal desta luz, você deverá parar seu automóvel e pedir ajuda profissional.

     

    Além destas que citamos mais detalhadamente é importante se ter atenção a luzes que envolvam outros sistemas, como:

    • Luz de combustível;

    • Luz de bateria;

    • Luz de cinto de segurança;

    • Luz do ABS;

    • Luz de airbag;

    • Luz de portas abertas.

     

    Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e os chame para ler mais aqui no #BlogPMZ!