O que é o catalisador automotivo e para que serve?

    06/09/2021

    O que é o catalisador automotivo e para que serve?

    O catalisador é uma das partes que compõem o sistema de escapamento. Ele consiste em um filtro em forma de colmeia com blocos (ou canais) com cerca de 1mm² por onde passam os gases de exaustão.
    Muita gente talvez não saiba, mas ele é a peça responsável por converter até 98% dos gases poluentes em substâncias inofensivas à saúde humana. As principais reações que acontecem são as de oxidação do monóxido de carbono (CO) e dos hidrocarbonetos (HC), além da redução dos óxidos de nitrogênio (NOx).

    Prejuízos e Crime Ambiental

    No Brasil, o catalisador automotivo só chegou nos anos 90. E, desde 1997, é proibido um carro rodar sem essa peça, já que altera a regulamentação de emissões, aumentando a poluição, configurando crime ambiental.
    Além disso, os veículos são projetados considerando a existência do componente, portanto, a remoção pode desregular o sistema de injeção eletrônica e de contrapressão do escapamento, causando perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos.

    Troca

    Em média, o catalisador de um veículo tem vida útil de 3 anos ou 80 mil km rodados. Assim como outras peças do carro, ele pode sofrer desgaste, por exemplo, devido à má qualidade do combustível ou batidas e choques. Como não é possível reparar o componente, em caso de defeito, a única solução é a troca.

    Gostou da leitura? Compartilhe com um amigo para conscientizá-lo também! E precisando de peças e pneus, procure a PMZ mais perto de você!