Os 5 piores erros cometidos por motoristas na hora da manutenção do seu carro!

    24/03/2021

    Os 5 piores erros cometidos por motoristas na hora da manutenção do seu carro!

    Manter os cuidados certos relacionados a manutenção do seu carro é essencial não apenas para a sua segurança, mas também para uma maior durabilidade do automóvel. Quando o veículo está com algum problema, aproveitar todas as suas funcionalidades se torna um grande desafio.

    Por isso, é de suma importância dar atenção a alguns itens de seu carro e evitar determinados erros relacionados a manutenção.

    Pensando em te ajudar, montamos este artigo. Nas próximas linhas você encontrará os 5 piores erros cometidos por motoristas no momento da manutenção que podem pesar no bolso e afetar diretamente a sua segurança. Vamos lá?

    1- Negligenciar os pneus carecas

    Seja por falta de atenção ou dinheiro, não é difícil vermos carros trafegando por aí com pneus totalmente carecas. Quando os pneus estão lisos as chances deles estourarem e acidentes serem causados são muito grandes. Além disso, em dias de chuva eles ficam vulneráveis a aquaplanagem perdendo sua aderência ao solo. Portanto, até para evitar riscos de multas graves, a dica é sempre checar os pneus de seu automóvel. Chegou no limite direcionado pelo fabricante? Hora da troca!

    2- Rodar com óleo lubrificante vencido

    A quilometragem e o tempo de uso são os principais quesitos que levam à validação do óleo lubrificante. Quem trafega longas distâncias com seu automóvel costuma fazer a troca sempre que a quilometragem orientada chega. Entretanto, pessoas que não usam o carro frequentemente acabam não considerando a troca, deixando o óleo no veículo por muito tempo. Deixar o óleo ficar velho e não fazer a troca só porque a quilometragem orientada não foi atingida é um grande erro. Isso pode gerar uma série de problemas no motor e no bom funcionamento do veículo. Vale lembrar que cada carro conta com uma especificação do tipo de óleo a ser usado, bem como o tempo máximo em que ele pode ficar no carro. Seguir as recomendações é essencial para a sua segurança!

    3- Fazer uso dos limpadores de para-brisa desgastados

    Os limpadores de para-brisa desempenham um importante papel em nosso automóvel. Porém, não é difícil encontrarmos veículos com o equipamento desgastado ou ressecado devido ao tempo. Além de uma maior propensão a riscos no vidro, manter o equipamento desgastado pode aumentar as chances de acidentes em caso de chuvas, sobretudo, fortes. A atenção e manutenção do item deve ser redobrada nos períodos chuvosos.

    4- Permanecer com o combustível na reserva

    A correria do dia a dia e a rotina agitada acaba trazendo uma frase comum ao vocabulário dos motoristas: “não dá tempo de parar no posto para abastecer”. Por isso, é muito comum vermos motoristas rodando por aí com o tanque na reserva, colocando em risco não apenas a manutenção do automóvel, mas também a sua segurança. Os perigos que o combustível na reserva pode trazer a um automóvel são diversos. O principal que podemos citar é a queima da bomba.

    5- Não dar atenção ao funcionamento dos faróis e luzes

    Sabemos que temos a tecnologia a nosso favor e muitos automóveis já contam com alertas para luzes queimadas. Entretanto, essa não é a realidade de 100% dos motoristas. Os faróis e luzes são itens de segurança e seu mau funcionamento pode gerar multas e perigo nas estradas para você e os demais a sua volta.

    Portanto, é de suma importância colocar na sua lista de prioridades a checagem regular dos faróis e luzes do automóvel, sobretudo, das lanternas traseiras. Enfim, você já cometeu ou comete algum desses erros? Siga nossas dicas e mude sua rotina! Sua segurança e bem-estar sempre devem estar em primeiro lugar. Percebeu que algo está ruim e que precisa de manutenção? Procure por um mecânico de confiança e conte conosco para o fornecimentos das melhores peças e pneus para seu automóvel!

    FONTE: https://contagemmotorpecas.com.br/blog/erros-manutencao-veiculo/