Partida auxiliar: será que prejudica o carro?

A partida auxiliar, ou melhor, a famosa “chupeta” é mais comum do que se imagina. Seja por uma emergência ou por esquecer os faróis ligados no estacionamento, pelo menos uma vez na vida essa situação de bater a chave na ignição e carro não pegar pode acontecer.
Mas, nesses momentos, será que a partida auxiliar é realmente a melhor opção? Ou ainda, será que ela prejudica o carro? A gente te conta nas próximas linhas!
Partida auxiliar prejudica o carro?
De acordo com o diretor-executivo da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Milton Monteiro, o ato em si não prejudica o carro, mas é importante prestar muita atenção ao processo.
É preciso ter cuidado para não prejudicar o veículo que irá fornecer a carga e se atentar para não errar os polos da bateria. Se estes dois pontos foram seguidos, a partida auxiliar irá ajudar o motorista em momentos de emergência.
Além disso, antes de realizar o processo, deve-se certificar-se que o problema não se trata de um defeito maior. Problemas no alternador, por exemplo, pode fazer com que a bateria não recarregue e com que ela acabe.
Entretanto, é importante lembrar: se a bateria estiver totalmente descarregada, pode ser que a ajuda seja só momentânea. Ou seja, ao parar novamente, pode ser que o carro não pegue novamente.
Neste caso, a saída é apenas uma: trocar a bateria atual por uma nova. Apenas assim poderá evitar dores de cabeça.
Como fazer o processo?
Para quem está precisando fazer uma partida auxiliar, vale destacar: o processo é bem fácil. Confira:
Tenha um veículo ou uma bateria carregada com a mesma amperagem da instalada no modelo que sofreu pane, assim como os cabos para fazer a conexão;
Normalmente, o cabo conta com uma parte vermelha e uma preta. Uma das pontas da parte vermelha deve ser conectada ao polo positivo da bateria carregada, enquanto a outra extremidade deve ser plugada no polo positivo da bateria descarregada.
Depois, o mesmo processo deve ser feito com o cabo preto, que deve ser ligado no polo negativo da bateria carregada e, posteriormente, no negativo da bateria descarregada;
Feito isso, dê a partida no carro que cederá a carga. Após alguns minutos, acione o motor do carro que está descarregado;
Espere de dois a três minutos até que o motor esteja funcionando regularmente. Deixe os motores funcionarem por alguns minutos;
Ainda com o motor da bateria doadora em funcionamento, remova os cabos da partida auxiliar exatamente na sequência inversa à ligação. Ou seja, remova o cabo preto do doador e posteriormente do descarregado, seguindo da remoção do vermelho na mesma sequência.
E aí, tiramos a sua dúvida? Mas, lembre-se: se depois de esperar os minutos o carro não ligar, não insista! Chame um mecânico para te ajudar e, qualquer coisa, já sabe: conte com a PMZ.