Prazo de validade das peças: você sabe identificar quando foi atingido?

    09/12/2022

    Prazo de validade das peças: você sabe identificar quando foi atingido?

    Você sabia que é preciso estar atento ao prazo de validade das peças do seu carro? Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os pneus e os óleos que devem ser trocados a cada período. Para muitas pessoas, uma peça só deve ser trocada quando estraga, mas essa não é uma verdade.

    Negligenciar o prazo de validade das peças do seu carro é um grande perigo, pois pode aumentar o risco de acidentes e até mesmo prejudicar outras peças, fazendo com que você gaste mais. Aliás, o vencimento de alguns itens pode elevar o consumo de combustível e causar danos funcionais no veículo.

    Mas quais peças são essas e como identificar o prazo de validade delas? Vem com a gente, vamos explicar todos os detalhes nas próximas linhas!

    Quais defeitos uma peça pode apresentar

    Normalmente, existem duas situações: produtos que apresentam anomalias de fabricação ou erro do projeto e produtos que já atingiram seu prazo de validade. Para a primeira opção, os fabricantes oferecem 30 dias de garantia para a identificação de qualquer tipo de problema.

    Os defeitos mais comuns são divididos em dois pontos. O primeiro é o de fabricação, que contempla o escopo do projeto, fabricação e materiais usados, mecânicos e erros de instalação. O segundo é do próprio usuário do veículo, que contempla a falta de manutenção preventiva, forma de dirigir e carga.

    Se o defeito for apresentado por erro mecânico, o mesmo será responsável pelos reparos e garantia. Agora, se tal acontece por culpa do próprio motorista, o mesmo deve se responsabilizar pelo conserto.

    Quais as peças que precisam de atenção?

    Além da lubrificação do veículo e dos pneus, você ainda precisa se atentar ao prazo de validade dos seguintes componentes:

    • Airbags;

    • Extintor de incêndio;

    • Estepes;

    • Palhetas do limpador de para-brisas;

    • Bateria;

    • Filtro de ar do motor.

    E qual o prazo de validade das peças citadas?

    Airbags

    O prazo de validade dos airbags, de acordo com as regras da Europa, é de 10 anos. Depois deste tempo, o equipamento precisa ser inspecionado em um estabelecimento especializado. Vale destacar que determinadas ações podem comprometer este prazo de validade, então, é importante ler o manual do proprietário.

    Extintor de incêndio

    Um componente que tem validade, mas que provavelmente você nunca prestou muita atenção. Os extintores de incêndio dos automóveis tem o prazo de validade de 5 anos. Entretanto, caso seja utilizado, o mesmo deve ser trocado por um novo.

    Palheta do limpador de para-brisas

    As palhetas têm uma grande importância, afinal, elas auxiliam os motoristas a enxergar a pista em momento de chuva. Sua validade média é de 12 meses, mas devem ser trocadas antes caso danos sejam apresentados, como rachaduras e desgastes, que impedem a limpeza completa dos vidros.

    Bateria

    Falar sobre a vida útil da bateria não é uma missão tão simples. Isso porque, algumas podem durar até 4 anos, enquanto outras nem metade disso. Tudo depende da qualidade e das manutenções elétricas feitas no automóvel.

    Filtro de ar do motor

    Os filtros de ar do motor do carro apresentam um prazo de validade de 1 ano ou até menos, caso o veículo percorra 20 mil quilômetros ou conforme indicado no manual do proprietário. Quando o mesmo está muito sujo, a combustão do ar e do combustível acontece com uma péssima qualidade. Além disso, ocorre o perigo de acumular sujeira no motor, prejudicando o desempenho do veículo.

    Enfim, agora que você já sabe qual o prazo de validade das peças do seu carro, diga para nós: qual foi a última vez que você fez a troca destes componentes? Fique atento, afinal, estamos falando da sua proteção na estrada!

     

    E, é claro, precisando de peças e pneus, conte com a PMZ!