PROBLEMAS COMUNS NA EMBREAGEM

Problemas comuns na embreagem
O carro, novo ou usado, precisa de alguns cuidados para que esteja sempre em boas condições de uso. Um deles é ficar sempre de olho no estado da embreagem. Se mal cuidada, ou quando o reparo é mal feito, o veículo pode apresentar problemas que, certamente, causarão transtornos ao motorista. Por isso, é importante verificar as condições da embreagem regularmente. Mas, antes de mandar seu carro ao mecânico, é preciso responder algumas perguntas que ainda rondam a mente de muitos proprietários. Se você é um deles e tem dúvidas, continue a leitura.
A embreagem endurece quando o carro tem muitos quilômetros rodados?
A resposta para essa pergunta é sim, e isso acontece graças ao desgaste do conjunto da embreagem devido aos choques mecânicos e às altas temperaturas a que os componentes da embreagem estão expostos quando o carro está em movimento.
Como evitar esse desgaste
Para aumentar a vida útil da embreagem, o motorista deve tomar alguns cuidados, como evitar descansar o pé no pedal, usar o acelerador para segurar o carro em uma ladeira, ao invés de usar o freio de mão e, sobretudo, dar arrancadas brutas.
É preciso pisar na embreagem para desengatar as marchas?
Sim, pois a embreagem precisa sempre ser acionada, tanto no engate quanto no desengate das marchas, evitando assim a quebra dos dentes da embreagem.
É possível fazer o carro passar da imobilidade direto para a segunda marcha?
Sim, mas isso não é recomendado. Quando você anda com a marcha mais alta que o indicado pode prejudicar o motor e a caixa de mudanças, fazendo com que o motor passe a gerenciar mal a potência, desgastando assim o sistema de embreagem.
Problemas comuns na embreagem
Agora que você tem as respostas para algumas perguntas comuns, é hora de identificar os principais problemas que podem ocorrer na embreagem e o que fazer para resolvê-los.
Embreagem deslizando
Quando o disco da embreagem não consegue ser freado, seja por excesso de resíduos, a embreagem desliza, impedindo seu funcionamento correto. Para corrigi-lo, a melhor saída é substituir todo o kit de embreagem.
Embreagem travando
O travamento da embreagem é um problema muito sério que pode impedir algumas manobras de modo a atrapalhar a direção e colocar a vida do motorista e dos passageiros em risco. Em alguns casos, quando a embreagem começa a travar, nem sempre é necessário substituir todo o kit. Às vezes, é preciso apenas regular a embreagem ou trocar o rolamento do eixo piloto. Recomendamos sempre levar o veículo para uma avaliação, pois o problema pode comprometer outras peças do carro.
Embreagem com pedal rígido
Quando ocorrem problemas no cabo da embreagem, os pedais ficam duros, dificultando a troca de marcha e o funcionamento do sistema. Neste caso é importante fazer a manutenção, para evitar o superaquecimento.
Já teve problemas com a embreagem do seu carro? Deixe aqui nos comentários a sua experiência e continue acompanhando as dicas do nosso blog.
Cadastre seu e-mail AQUI e fique por dentro de todas as nossas promoções e novidades!