QUAIS SÃO OS TIPOS DE PASTILHAS DE FREIO?

Quais são os tipos de pastilhas de freio e para que servem? A pastilha de freio é um dos principais componentes do sistema de frenagem, já que ele é o responsável por fazer as rodas pararem ao entrar em contato com o disco de freio.
Existem diversos tipos de pastilhas, sendo: orgânica, semimetálica, metálica e de cerâmica.
Pastilhas de freio orgânicas
São as mais procuradas pela baixo custo. Esse tipo desgasta menos o disco de freio e é mais silenciosa. Porém, elas não duram por muito tempo por sofrerem desgaste rapidamente. Ela é mais indicada carros que circulam em vias urbanas e motoristas que procuram preço baixo e não o alto desempenho.
Pastilhas semimetálicas
Esse tipo de pastilha tem um custo um pouco maior por terem maior durabilidade e eficiência. Porém, elas não são tão silenciosas e, como geralmente são constituídas por aço, acabam desgastam mais os discos de freio. São indicadas para motoristas que procuram preço razoável.
Pastilhas metálicas
Estas possuem maior vida útil, além do alto desempenho e menos ruídos, portanto tem um custo superior. Indicadas para motoristas que procuram maior potência e durabilidade das pastilhas.
Por último, as pastilhas de cerâmica. São de cor mais clara, possuem em sua composição fibras cerâmicas, agentes de ligação, enchimentos não-ferrosos e, às vezes, pequenas quantidades de metal. Essas pastilhas são consideradas a melhor entre as pastilhas, por serem muito mais silenciosas e mais limpas que as orgânicas, de não produzir a quantidade de pó que as demais produzem e a sua composição permite uma frenagem mais suave. Desgastar mais lentamente, no entanto, essas pastilhas têm uma queda de performance em altas temperaturas.
Geralmente custam duas vezes mais que as outras. Então, são indicadas para os motoristas que buscam qualidade sem se importar com o preço.
O Grupo PMZ oferece uma ampla variedade de peças automotivas, além de serviços de excelência para você. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.