Vai viajar de moto? Veja 6 dicas de segurança

    26/07/2021

    Vai viajar de moto? Veja 6 dicas de segurança

    Pegar a estrada, sentir a liberdade e o vento no rosto… Sensação indescritível, não é mesmo? Mas na hora de viajar de moto na estrada é preciso atenção. São vários os cuidados que precisamos ter, por isso separamos 6 dicas para você curtir esse momento sem preocupação!
     

    1. Planejamento

    Sair sem destino pode parecer uma ideia atraente, mas é preciso o mínimo de planejamento. Estude a estrada e as rotas que você deseja percorrer, veja como é a situação das rodovias, se precisa pagar pedágio, e verifique também a previsão do tempo. 

    Outro ponto a ser levado em consideração é o tipo de viagem que se deseja fazer. Caso você queira curtir o caminho, pode considerar pegar estradas secundárias. Mas se tiver data para chegar ao destino, a melhor alternativa podem ser as rodovias.
     

    1. Revisão

    Agora é hora de checar se está tudo certo com a sua moto. Além das manutenções periódicas, verifique se todos os itens estão funcionando corretamente antes da viagem. Farol, lanternas e setas são itens essenciais e agem para deixar você e suas intenções de manobra visíveis aos outros motoristas. Por isso, é aconselhado levar na bagagem lâmpadas e fusíveis extras. 

    Inclua nesta lista também a checagem dos pneus, os níveis de óleo e de líquido de arrefecimento. Para evitar surpresas com pneus furados, você pode levar na mochila um tubo de reparador instantâneo de pneus. Ele pode ser útil para você seguir rodando com segurança até um posto de atendimento.
     

    1. Bagagem

    No geral, é melhor errar para menos. Leve apenas o básico. Se você conta em seu veículo com malas laterais, baú ou bolsa de tanque, vai ter espaço suficiente para levar tudo o que precisa. E lembre-se! Acomode sua bagagem com equilíbrio e firmeza na moto. Faça isso pensando na sua segurança.

     

    1. Roupa e Equipamentos de Proteção

    A segurança deve vir sempre em primeiro lugar, inclusive na hora de se vestir! É recomendado que o motociclista esteja com vestimenta adequada, capacete fechado, jaqueta com proteções de coluna, ombro e cotovelos, calça feita de material resistente, botas de cano curto e luvas. Nos dias de calor, vista uma jaqueta ventilada para não transpirar tanto e sentir desconforto durante a viagem.

     

    1. Cuidado com o corpo

    Se está tudo certo com a moto, precisa estar tudo em ordem com o motociclista também! Faça lanches saudáveis, mesmo se não estiver com fome. Outro detalhe importante é se manter hidratado. Nem precisamos mencionar que bebidas alcoólicas estão proibidas, certo?

    Além disso, pare para descansar e esticar as pernas sempre que achar necessário; o indicado é a casa 100 ou 200 km percorridos.
     

    1. Dirija com Prudência

    Agora, um último conselho: dirija com atenção e cuidado. Mantenha o foco na estrada, respeite os limites de velocidade e obedeça a sinalização. No mais, aproveite a vista e curta sua viagem!

    Você está acostumado a viajar de moto? Sempre segue essas dicas? Compartilhe o post com um amigo para ele ficar ciente também! E precisando de peças e pneus, conte com a PMZ, aqui tem tudo!