Você sabe a importância dos amortecedores?

    13/12/2021

    Você sabe a importância dos amortecedores?

    Os amortecedores são as mais importantes peças da suspensão de um carro e servem para concentrar os impactos que as rodas recebem, evitando as trepidações excessivas que causam o desconforto aos condutores e os danos ao seu veículo, garantindo conforto, segurança e estabilidade. Sem esses itens, o seu veículo saltitaria sobre a pista e oscilaria durante todo o seu percurso.

     

    Além disso, trata-se de um item usado exaustivamente pelos veículos: para se ter uma ideia, o amortecedor abre e fecha cerca de 2.600 vezes por quilômetro rodado, assim, podemos dizer que aos 30.000 km completam-se 78.000.000 movimentos, o que pode provocar desgastes nos componentes internos. Um veículo com amortecedores desgastados pode apresentar alguns problemas na movimentação excessiva da sua carroceria, como empenamentos e agachamentos, pulos dos pneus e aumento na distância de frenagem.


     

    Quando trocar o amortecedor do meu carro?

     

    Como falamos anteriormente, os amortecedores com problemas dificultam a direção de um veículo, fazendo com que o motorista fique mais exposto ao risco de acidentes, por isso é necessário ficar atento aos primeiros sinais que indicam que é hora de dar atenção ao item:

     

    • Ruídos metálicos ou barulhos secos são comuns quando os amortecedores já não apresentam bom funcionamento. Isso se deve às batidas já não amortecidas pelo item e ao vazamento de óleo, que podem ser detectados quando existirem pingos de lubrificante na roda.

     

    • Se algum dos lados do carro afundar mais facilmente ou o motorista identificar dificuldades para fazer curvas, é hora de levar seu veículo ao mecânico.

     

    • A manutenção preventiva e a revisão podem ser aliados do condutor, pois evita um desgaste prematuro dos pneus e aumenta a vida útil dos amortecedores e consequentemente, do carro. Uma importante dica é fazer o alinhamento do veículo sempre quando alguma alteração for feita, para evitar quaisquer surpresas desagradáveis.

     

    Como aumentar a vida útil dos amortecedores?

     

    Seguem algumas dicas importantes e que podem aumentar a vida útil de seu amortecedor. Fique ligado:

     

    • Trafegue com cautela em pistas de solo irregular ou ruim.

    • Evite trafegar com excesso de carga.

    • Desacelere o veículo sempre que passar por quebra-molas e lombadas.

    • Faça revisões periódicas em seu carro. Via de regra, a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

    • Evite alterações nas características originais da suspensão, como rebaixamentos ou elevações.

    • Leve seu carro somente a um mecânico de confiança.

     

    E se precisar de peças, já sabe onde ir, não é? Na PMZ mais próxima de você, é claro!

    Gostou? Compartilhe este conteúdo!