Você sabe quando a troca do kit amortecedor de seu veículo deve ser realizada

    09/11/2020

    Você sabe quando a troca do kit amortecedor de seu veículo deve ser realizada

    Você sabe quando o kit de amortecedor do seu veículo deve ser trocado? A verdade é que esse kit é super importante para o bom funcionamento da suspensão do veículo, porém muitas pessoas não sabem quando a troca deve ser feita.

    Que tal conhecer melhor sobre este item tão importante? Continue lendo as próximas linhas e saiba em detalhes o que é e quando trocar o kit de amortecedor do seu carro!

    O que é o kit de amortecedor?


    O kit de amortecedor é composto por diversas peças que juntas cumprem a missão de garantir a aderência máxima entre os pneus e a estrada oferecendo mais segurança e conforto aos passageiros do veículo. O kit é composto por três peças, sendo elas:

     

    • Coxim: Peça de metal revestida com borracha que tem como objetivo auxiliar na dissipação da energia cinética. Esse item sustenta o amortecedor na carroceria, recebendo o impacto da suspensão do veículo;
    • Coifa: Envolvendo a haste de suspensão, essa peça tem o objetivo de proteger os amortecedores da poeira, detritos e vazamentos;
    • Batente: Sustentando a mola do amortecedor, o batente mantém o curso da mola dentro de uma determinada medida. A peça reduz a batida da mola e prolonga a sua vida útil.

     

    Quando se deve realizar a troca do kit de amortecedor?
     

    De maneira geral, o kit de amortecedor deve ser trocado quando o condutor perceber que seus componentes estão gastos. Ou seja, quando o desempenho do amortecedor está comprometido. É importante lembrar de se fazer a checagem periódica das peças que compõem o kit, pois elas suportam condições extremas de trabalho.

    Quando a troca do kit de amortecedor se faz necessária, todo o sistema de suspensão deverá ser verificado, pois muitos outros componentes do veículo estão envolvidos a este.

    É importante lembrar que a troca das autopeças dos amortecedores deve ser feita em pares, ou seja, os dois amortecedores dianteiros e os dois traseiros.

    Existe algum tipo de manutenção do batente?

    Como citamos anteriormente, as peças do kit suportam extremas condições de trabalho, por isso é muito difícil conseguir salvar algum dos itens. Portanto, assim que for percebido algum problema a troca das peças deve ser feita por completo.

    Vale lembrar que esse fato é válido não apenas para o kit de amortecedor, mas para todo o sistema de amortecimento, como braços oscilantes, juntas, homocinética, hastes de metal e eixos de suspensão. Por isso, quando for identificado um problema, fale com seu mecânico de confiança e providencie uma revisão completa de seu veículo. Assim, você estará garantindo a sua segurança e a preservação de seu automóvel.

    Enfim, agora não tem mais desculpas, com essas informações fica muito mais fácil identificar quando a troca do kit de amortecedor deve ser feita. Fique de olho, viu?

    Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para que todos possam conferir as nossas dicas!